Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
Fecha
2023-12-18Primeiro coorientador
Lima, Graziela Escandiel de
Primeiro membro da banca
Cardonetti, Vivien Kelling
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Esta pesquisa tem como temática “Organização do trabalho pedagógico e o uso dos registros audiovisuais na escola da infância/creche”. A pesquisa deste tema representa a inquietação da pesquisadora acerca do trabalho pedagógico com bebês e crianças bem pequenas e sobre o uso dos registros audiovisuais no cotidiano da creche. O objetivo principal é compreender as relações entre a organização do trabalho pedagógico na creche e a potencialidade dos registros audiovisuais. Na investigação aborda-se também o termo “contextos emergentes”, pois se acredita que estes influenciam os modos de ser e fazer docentes (Bolzan, 2016). Esta pesquisa foi realizada por meio de entrevistas narrativas e rodas de conversas como estratégia metodológica para a produção dos dados. Os sujeitos participantes do estudo foram seis professoras que atuam na Educação Infantil, etapa creche da Rede Pública de Ensino Municipal de Santa Maria. Para sustentar a investigação, a metodologia proposta está assentada na pesquisa qualitativa com abordagem narrativa sociocultural, alicerçada nos estudos de Vigotski (2007), Freitas (2006), Bolzan (2001, 2002, 2006 e 2019), Clandinin e Connelly (2011) dentre outros. A escolha por esta metodologia emerge da ideia de que o sujeito possa expressar seu modo de pensar sobre aquilo que desenvolve e, consequentemente, seja capaz de levar em conta a sua própria experiência e a experiência do outro nesse processo relacional. Nesta direção, a pesquisa foi realizada em duas etapas de investigação. Na primeira, desenvolveu-se as entrevistas narrativas com as participantes. A segunda etapa contou com a realização das rodas de conversas. As entrevistas e as rodas de conversas foram baseadas em tópicos guia, os quais serviram como ponto de partida para o estabelecimento do diálogo (Bolzan, 2019). A partir das entrevistas e das rodas de conversas buscou-se dialogar sobre o trabalho pedagógico na creche e o uso dos registros audiovisuais. Para a reflexão do trabalho pedagógico e acompanhamento do desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas, apresentou-se como produto, um roteiro com pautas/elementos de observações para a escola da infância/creche a partir dos registros audiovisuais. Este roteiro foi construído a partir dos vídeos disparadores trazidos pelas participantes da pesquisa como estratégias de escuta atenta e do olhar sensível e pensante.
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