As possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artes
View/ Open
Date
2023-12-11Primeiro membro da banca
Dalla Valle, Lutiere
Segundo membro da banca
Luna, Silvia López de Maturana
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas relações entre as infâncias e a estética. Busca-se então, por meio de uma pesquisa com narrativas (auto)biográficas pulsantes dentro do cotidiano de uma escola pública de Educação Infantil, mapear os saberes e desafios dos docentes através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativo, e a partir disso, descobrir o lugar que a estética ocupa nas vivências das professoras e como podem configurar-se (auto)formativas, afetando a docência com saberes sensíveis. No levantamento realizado nas Bases de Dados ERIC e SCIELO, ficou evidente a inconsistência da estética dentro dos currículos que norteiam a Educação Infantil, assim como, nas vivências de professores/as e crianças nesta etapa. Nos trabalhos mapeados, encontrou-se práticas artísticas focadas no desenvolvimento técnico, considerando a etapa infantil como aquela que precisa ser moldada para que chegue a um lugar de criação pré-estabelecido como modelo pelo adulto. Observou-se uma lacuna estética nas vivências das crianças, além de brechas existentes nas experiências estéticas das(os) professores/as desta etapa escolar e como isso está diretamente ligado com o fato de não serem bons oportunizadores dessas experiências em suas práticas pedagógicas. As professoras participantes desta pesquisa evidenciaram o que mostraram as pesquisas bibliográficas na medida em que denunciam suas formações generalistas e prescritivas, e na declaração de sentirem falta de formações com experimentações de materiais que fazem parte do seu cotidiano com as crianças. Pelas narrativas trazidas pelas professoras foi possível perceber que o excesso de cobranças das famílias e gestores, acaba consumindo o tempo de qualidade com as crianças em um ambiente onde a organização e as burocracias são mais consideradas do que as propostas pedagógicas oferecidas a elas. Mesmo diante de inúmeros desafios encontrados no cotidiano da Educação Infantil, as professoras são oportunizadoras de espaços de aprendizagens que suspendem a demarcação cronológica com as crianças, na medida em que refletem sobre sua prática e percebem-se como autoras em seu cotidiano, indo além da rotina pré-estabelecida e aceitando os convites (auto)formativos que sua própria realidade apresenta.
Collections
The following license files are associated with this item: