As possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artes
Fecha
2023-12-11Primeiro membro da banca
Dalla Valle, Lutiere
Segundo membro da banca
Luna, Silvia López de Maturana
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas relações entre as infâncias e a estética. Busca-se então, por meio de uma pesquisa com narrativas (auto)biográficas pulsantes dentro do cotidiano de uma escola pública de Educação Infantil, mapear os saberes e desafios dos docentes através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativo, e a partir disso, descobrir o lugar que a estética ocupa nas vivências das professoras e como podem configurar-se (auto)formativas, afetando a docência com saberes sensíveis. No levantamento realizado nas Bases de Dados ERIC e SCIELO, ficou evidente a inconsistência da estética dentro dos currículos que norteiam a Educação Infantil, assim como, nas vivências de professores/as e crianças nesta etapa. Nos trabalhos mapeados, encontrou-se práticas artísticas focadas no desenvolvimento técnico, considerando a etapa infantil como aquela que precisa ser moldada para que chegue a um lugar de criação pré-estabelecido como modelo pelo adulto. Observou-se uma lacuna estética nas vivências das crianças, além de brechas existentes nas experiências estéticas das(os) professores/as desta etapa escolar e como isso está diretamente ligado com o fato de não serem bons oportunizadores dessas experiências em suas práticas pedagógicas. As professoras participantes desta pesquisa evidenciaram o que mostraram as pesquisas bibliográficas na medida em que denunciam suas formações generalistas e prescritivas, e na declaração de sentirem falta de formações com experimentações de materiais que fazem parte do seu cotidiano com as crianças. Pelas narrativas trazidas pelas professoras foi possível perceber que o excesso de cobranças das famílias e gestores, acaba consumindo o tempo de qualidade com as crianças em um ambiente onde a organização e as burocracias são mais consideradas do que as propostas pedagógicas oferecidas a elas. Mesmo diante de inúmeros desafios encontrados no cotidiano da Educação Infantil, as professoras são oportunizadoras de espaços de aprendizagens que suspendem a demarcação cronológica com as crianças, na medida em que refletem sobre sua prática e percebem-se como autoras em seu cotidiano, indo além da rotina pré-estabelecida e aceitando os convites (auto)formativos que sua própria realidade apresenta.
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