Educação em saúde e microbiologia: concepções e estratégias didáticas de futuros professores de Biologia no âmbito do Programa Residência Pedagógica
Fecha
2024-02-29Primeiro membro da banca
Santos, Eliane Gonçalves dos
Segundo membro da banca
Spies, Marcia Regina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Essa dissertação foi desenvolvida na linha temática Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa e aborda aspectos correlatos com a Educação em Saúde (ES) que se configura como uma área ampla, da qual emergem diversas vertentes que desencadeiam relação com o cotidiano escolar. A área da Microbiologia tem conteúdos que possuem relação considerável com a ES, sendo responsável pelo desenvolvimento de noções acerca dos microrganismos, os quais possuem grande relação com a saúde humana. Dessa forma, consideramos de fundamental importância essa abordagem no cotidiano escolar. No entanto, com a implementação Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nota-se que a temática da ES não é contemplada de forma significativa. Assim, sinaliza-se a importância dos professores olharem para além deste documento, inserindo esses saberes fundamentais nos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. À vista disso, acreditamos que a relação da Microbiologia com a saúde deva estar presente em discussões desde a formação inicial de professores, para que sejam abordadas nas salas de aula da Educação Básica. Com base nisso, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) oferece contribuições para a formação de seus participantes, já que dentre suas demandas ocorre uma ambientação dos residentes no espaço das escolas-campo, elaboração de planos de aula e desenvolvimento de práticas educativas, ações essas que são fundamentais para o processo de formação. Assim, essa dissertação tem como objetivo compreender as possibilidades didáticas, sobre a relação microrganismos e saúde, que emergem de planejamentos elaborados por futuros professores para o Ensino de Biologia no Ensino Médio. Os pressupostos metodológicos se caracterizam em uma pesquisa qualitativa com relação à abordagem do problema, e explicativa conforme os seus objetivos. O primeiro movimento do estudo residiu em uma pesquisa bibliográfica, a qual analisou trabalhos que relacionassem Microrganismos com a Saúde. Foram realizadas três buscas, sendo elas: 1) nas Atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs); 2) na Revista Ensino, Saúde e Ambiente; 3) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise dos trabalhos oriundos das buscas, nos possibilitou, pela Análise de Conteúdo, a emergência de três categorias: (A) Abordagem do tema microrganismos em livros didáticos e Formação docente - cinco (5) trabalhos; (B) Percepções de temáticas referentes a microrganismos e saúde - sete (7) trabalhos; (C) Estratégias didáticas para o trabalho de temáticas referentes a microrganismos e saúde - trinta e um (31) trabalhos. Finalizado o estudo bibliográfico foi realizada a pesquisa de campo, na qual, para a produção de dados, utilizou-se a técnica do Planejamento Cooperativo, a qual estrutura-se como uma ferramenta para pesquisas de situações didáticas, metodologias de ensino, bem como investigação das concepções de professores. O desenvolvimento da técnica ocorreu através da implementação de um curso de formação de professores, no formato de encontros remotos (via plataforma Google Meet) com a oferta de atividades síncronas e assíncronas distribuídas nas cinco (5) etapas do Planejamento Cooperativo: (1) Discussões iniciais; (2) Questionamentos; (3) Organização da ação; (4) Ação didática; (5) Avaliação e autoavaliação didática. O material produzido pela utilização do método do Planejamento Cooperativo foi analisado pela Técnica da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a emergência das seguintes categorias: (A) Percepções iniciais dos residentes e (B) Planejamentos e abordagens acerca da relação entre microrganismos e saúde. Assim, na categoria (A) aglutinou-se as percepções iniciais dos residentes acerca da abordagem microrganismos e saúde, bem como sobre a elaboração dos planejamentos. Nessa categoria os residentes evidenciaram a falta de formação para a temática da saúde e as estratégias que pensavam para abordar a temática no planejamento. Já na categoria (B), centraram-se as análises dos planejamentos, emergindo dez (10) planejamentos, os quais continham estratégias didáticas diversificadas. Observamos que cada planejamento evidenciou uma sequência diversificada de estratégias para abordar a temática proposta. Por fim, indicamos a potência de programas como o PRP para a formação inicial de professores. Além disso, sinalizamos para a necessidade de formação inicial acerca da abordagem da relação entre Microrganismos e Saúde, visto que se percebe a carência de saberes dos residentes acerca da abordagem de temáticas relacionadas a saúde, bem como também a pertinência da realização da abordagem em sala de aula e o interesse e curiosidade dos educandos sobre temáticas dessa vertente da Educação em Saúde e Microbiologia no Curso de Ciências Biológicas.
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