Educação em saúde e microbiologia: concepções e estratégias didáticas de futuros professores de Biologia no âmbito do Programa Residência Pedagógica
Visualizar/ Abrir
Data
2024-02-29Primeiro membro da banca
Santos, Eliane Gonçalves dos
Segundo membro da banca
Spies, Marcia Regina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa dissertação foi desenvolvida na linha temática Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa e aborda aspectos correlatos com a Educação em Saúde (ES) que se configura como uma área ampla, da qual emergem diversas vertentes que desencadeiam relação com o cotidiano escolar. A área da Microbiologia tem conteúdos que possuem relação considerável com a ES, sendo responsável pelo desenvolvimento de noções acerca dos microrganismos, os quais possuem grande relação com a saúde humana. Dessa forma, consideramos de fundamental importância essa abordagem no cotidiano escolar. No entanto, com a implementação Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nota-se que a temática da ES não é contemplada de forma significativa. Assim, sinaliza-se a importância dos professores olharem para além deste documento, inserindo esses saberes fundamentais nos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. À vista disso, acreditamos que a relação da Microbiologia com a saúde deva estar presente em discussões desde a formação inicial de professores, para que sejam abordadas nas salas de aula da Educação Básica. Com base nisso, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) oferece contribuições para a formação de seus participantes, já que dentre suas demandas ocorre uma ambientação dos residentes no espaço das escolas-campo, elaboração de planos de aula e desenvolvimento de práticas educativas, ações essas que são fundamentais para o processo de formação. Assim, essa dissertação tem como objetivo compreender as possibilidades didáticas, sobre a relação microrganismos e saúde, que emergem de planejamentos elaborados por futuros professores para o Ensino de Biologia no Ensino Médio. Os pressupostos metodológicos se caracterizam em uma pesquisa qualitativa com relação à abordagem do problema, e explicativa conforme os seus objetivos. O primeiro movimento do estudo residiu em uma pesquisa bibliográfica, a qual analisou trabalhos que relacionassem Microrganismos com a Saúde. Foram realizadas três buscas, sendo elas: 1) nas Atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs); 2) na Revista Ensino, Saúde e Ambiente; 3) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise dos trabalhos oriundos das buscas, nos possibilitou, pela Análise de Conteúdo, a emergência de três categorias: (A) Abordagem do tema microrganismos em livros didáticos e Formação docente - cinco (5) trabalhos; (B) Percepções de temáticas referentes a microrganismos e saúde - sete (7) trabalhos; (C) Estratégias didáticas para o trabalho de temáticas referentes a microrganismos e saúde - trinta e um (31) trabalhos. Finalizado o estudo bibliográfico foi realizada a pesquisa de campo, na qual, para a produção de dados, utilizou-se a técnica do Planejamento Cooperativo, a qual estrutura-se como uma ferramenta para pesquisas de situações didáticas, metodologias de ensino, bem como investigação das concepções de professores. O desenvolvimento da técnica ocorreu através da implementação de um curso de formação de professores, no formato de encontros remotos (via plataforma Google Meet) com a oferta de atividades síncronas e assíncronas distribuídas nas cinco (5) etapas do Planejamento Cooperativo: (1) Discussões iniciais; (2) Questionamentos; (3) Organização da ação; (4) Ação didática; (5) Avaliação e autoavaliação didática. O material produzido pela utilização do método do Planejamento Cooperativo foi analisado pela Técnica da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a emergência das seguintes categorias: (A) Percepções iniciais dos residentes e (B) Planejamentos e abordagens acerca da relação entre microrganismos e saúde. Assim, na categoria (A) aglutinou-se as percepções iniciais dos residentes acerca da abordagem microrganismos e saúde, bem como sobre a elaboração dos planejamentos. Nessa categoria os residentes evidenciaram a falta de formação para a temática da saúde e as estratégias que pensavam para abordar a temática no planejamento. Já na categoria (B), centraram-se as análises dos planejamentos, emergindo dez (10) planejamentos, os quais continham estratégias didáticas diversificadas. Observamos que cada planejamento evidenciou uma sequência diversificada de estratégias para abordar a temática proposta. Por fim, indicamos a potência de programas como o PRP para a formação inicial de professores. Além disso, sinalizamos para a necessidade de formação inicial acerca da abordagem da relação entre Microrganismos e Saúde, visto que se percebe a carência de saberes dos residentes acerca da abordagem de temáticas relacionadas a saúde, bem como também a pertinência da realização da abordagem em sala de aula e o interesse e curiosidade dos educandos sobre temáticas dessa vertente da Educação em Saúde e Microbiologia no Curso de Ciências Biológicas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: