O espaço-tempo da educação infantil e a relação com a natureza
Fecha
2024-07-26Primeiro coorientador
Mattos, Renan Santos
Primeiro membro da banca
Schmidt, Magda
Segundo membro da banca
Werle, Kelly
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação se localiza na linha de pesquisa: Políticas públicas, práticas
educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria. Integra a pesquisa: Infâncias, Culturas e
Práticas Educativas em Contextos de Educação Infantil, coordenada pela Professora
Dra. Sueli Salva. Institui-se como problema de pesquisa: quais as possibilidades de
experiências com o ambiente externo vivenciados pelas crianças de uma escola de
Educação Infantil pública do município de Santa Maria/RS? Como objetivo geral,
tensionou-se compreender, a partir de práticas educativas realizadas em uma escola
de Educação Infantil, em que tempos e espaços as crianças vivenciam experiências
de contato com a natureza que possam configurar como processo de biofilia e
desemparedamento da infância. Como objetivos específicos, pretendeu-se: entender
se há mudanças nos modos de interação entre as crianças nos diferentes espaços
da escola; acompanhar as experiências das crianças nos espaços externos da
Escola Municipal de Educação Infantil e os modos de interação com os ambientes.
Justifica-se, considerando os inúmeros questionamentos relacionados ao déficit de
natureza (LOUV, 2016) e o emparedamento das infâncias, que as crianças da
Educação Infantil são submetidas cotidianamente. Iniciou-se com um período
exploratório da pesquisa, realizado em duas escolas de Educação Infantil públicas
de Santa Maria/RS e elegeu-se uma delas, considerando a necessidade de uma
proximidade de longo tempo com a mesma. A metodologia é de abordagem
qualitativa, de cunho etnográfico na área da educação com crianças, e as
informações foram produzidas a partir de observações das experiências de crianças,
de duas turmas de pré-escola que foram registradas em diário de campo. O
referencial teórico está organizado com base em Edward Wilson (1984, 2002), Léa
Tiriba (2005, 2010, 2018), Richard Louv (2016), Manuel Sarmento (2002, 2003, 2008
e 2013), William Corsaro (2009, 2011), Ana Lúcia Goulart de Faria e Daniela Finco
(2011), Catherine Walsh (2013), Ailton Krenak (2022), entre outros. A análise das
informações produzidas nesta pesquisa ocorreu de forma descritiva e interpretativa à
luz dos referenciais deste trabalho. Ao final, compreende-se que, na referida escola,
houve um movimento de desemparedamento das crianças como forma de educá-las
para a vida.
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