Distinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e twitter
Abstract
Esta tese tem o objetivo geral de explorar a circulação e o consumo da telenovela Salve Jorge
(Rede Globo, 2012/2013) no Twitter para compreender o fenômeno do consumo simultâneo
TV-internet e o funcionamento da palavra periguete na comunicação e distinção de classe.
Como objetivos específicos, destacamos: a) examinar as condições concretas, no Twitter, em
que se desenvolvem as práticas de circulação e consumo no contexto da convergência
midiática; b) identificar, na circulação de Salve Jorge, as múltiplas formas de interatividade e
participação dos sujeitos; c) entender como classe social conforma a forma-sujeito periguete,
a partir dos indicadores empíricos do vestuário, das relações pessoais e do modo de ser das
personagens da telenovela lidos no âmbito da circulação e consumo de Salve Jorge nos
comentários do Twitter. Para tanto, articulamos a análise de discurso pecheutiana, a sociologia
bourdiana e os estudos de recepção/consumo latino-americanos. Apropriamos-nos de métodos
e técnicas vindas da Análise de Redes Sociais (ARS) e do monitoramento de mídias sociais e
os operacionalizamos por meio da análise qualitativa assistida por computador (CAQDAS
Computer Aided Qualitative Data Analisys Softwares). Em nossas inquietações se destacam
os discursos da telenovela e da audiência - que diferenciam as personagens femininas de
acordo com a classe social que elas representam. Para as análises selecionamos três trajetórias
de personagens de Salve Jorge e buscamos descrever como eram construídas na trama para ler
nos tweets indícios que nos apontavam para o funcionamento das formas-sujeitos que as
determinam como periguetes. Desvinculadas da representação do casamento e da
maternidade, essas personagens fogem de uma construção tradicional de mulher ideal e se
aproximam de modelos contemporâneos do feminino. Como resultados, forma-sujeito
periguete funciona como uma posição de sujeito cujos sentidos são móveis, mas remetem à
liberdade do corpo feminino, seja na maneira que se veste e nos cuidados estéticos, seja no
exercício de sua sexualidade. A mobilidade desses sentidos está para o julgamento/aceitação
das mulheres de classes populares e repreensão/liberdade das mulheres de classes altas no que
tange aos usos de seus corpos.