A relação professor-aluno: entre e imaginários, identificações e negociações
Abstract
Este texto é o resultado de pesquisa desenvolvida durante o curso de
Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Santa Maria, vinculada à linha de pesquisa denominada Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional. O enfoque central da investigação são as relações
entre os sujeitos escolares, professores e alunos, e suas influências sobre a
docência. A relação professor-aluno é encarada aqui como elemento central da
docência, vista como um trabalho interativo. Esta pesquisa parte de uma pergunta
básica: qual a influência, na constituição das identificações profissionais e dos
imaginários docentes, dos variados modos de relações que se estabelecem entre
professores e alunos em duas escolas de Ensino Médio? Para tanto, a pesquisa de
campo realizou-se em duas escolas de Ensino Médio de um Município do interior do
Rio Grande do Sul, durante o ano de 2011. Assim, fez-se a opção metodológica de
trabalhar com entrevistas narrativas dos docentes como uma das formas de acesso
às percepções dos professores sobre sua trajetória de socialização profissional e o
lugar que as interações com os alunos ocupam na sua constituição identitária e no
seu imaginário. Para a compreensão da perspectiva dos alunos, foram realizados
grupos focais com duas turmas do Ensino Médio das escolas selecionadas. As
análises levam a crer que relações de negociação cultural existem nas duas escolas,
entre vários professores e grupos de alunos. Apesar deste aspecto comum, é
possível dizer que, na escola pública, as imagens entre docentes e discentes são
mais divergentes entre si, e, na escola particular, um pouco mais convergentes. É
possível considerar que as relações negociadas entre professores e alunos
influenciam e são influenciadas pelas imagens e pelas identificações atribuídas e
reivindicadas aos docentes e aos discentes.