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A relação professor-aluno: entre e imaginários, identificações e negociações

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NARVAES, ANDREA BECKER.pdf (557.5Kb)
Data
2012-09-24
Autor
Narvaes, Andréa Becker
Primeiro orientador
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Primeiro membro da banca
Tomazetti, Elisete Medianeira
Segundo membro da banca
Teixeira, Inês Assunção de Castro
Terceiro membro da banca
Brites, Jurema Gorski
Quarto membro da banca
Stecanela, Nilda
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este texto é o resultado de pesquisa desenvolvida durante o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à linha de pesquisa denominada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O enfoque central da investigação são as relações entre os sujeitos escolares, professores e alunos, e suas influências sobre a docência. A relação professor-aluno é encarada aqui como elemento central da docência, vista como um trabalho interativo. Esta pesquisa parte de uma pergunta básica: qual a influência, na constituição das identificações profissionais e dos imaginários docentes, dos variados modos de relações que se estabelecem entre professores e alunos em duas escolas de Ensino Médio? Para tanto, a pesquisa de campo realizou-se em duas escolas de Ensino Médio de um Município do interior do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2011. Assim, fez-se a opção metodológica de trabalhar com entrevistas narrativas dos docentes como uma das formas de acesso às percepções dos professores sobre sua trajetória de socialização profissional e o lugar que as interações com os alunos ocupam na sua constituição identitária e no seu imaginário. Para a compreensão da perspectiva dos alunos, foram realizados grupos focais com duas turmas do Ensino Médio das escolas selecionadas. As análises levam a crer que relações de negociação cultural existem nas duas escolas, entre vários professores e grupos de alunos. Apesar deste aspecto comum, é possível dizer que, na escola pública, as imagens entre docentes e discentes são mais divergentes entre si, e, na escola particular, um pouco mais convergentes. É possível considerar que as relações negociadas entre professores e alunos influenciam e são influenciadas pelas imagens e pelas identificações atribuídas e reivindicadas aos docentes e aos discentes.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3475
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [339]

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