Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS
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2015-12-14Metadatos
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Buscamos, com esta pesquisa, compreender os processos de organização e de desenvolvimento do
trabalho escolar no contexto de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino
Médio da SEDUC/RS (PREM/RS) em escolas da Rede Escolar Pública Estadual do RS. Para tanto,
nos propusemos a responder o seguinte problema de pesquisa: Que possibilidades se apresentam
para a estabilização das mudanças introduzidas na organização e no desenvolvimento do trabalho
escolar no âmbito do processo de implementação da PREM/RS? As fontes de informação para essa
pesquisa foram de dois tipos: sujeitos (professores de Seminário Integrado (SI), professores do
Ensino Médio e membros da equipe de coordenação pedagógica de Escolas de Ensino Médio) e
documentos (Documentos-Base da PREM/RS). Como instrumentos para coleta de informações
utilizamos grupo focal e entrevista com os sujeitos e roteiro para análise textual com os documentos.
Foram realizados 03 grupos focais que envolveram 20 Professores de SI e foram realizadas 34
entrevistas que envolveram 13 Coordenadores Pedagógicos, 20 Professores de SI (alguns
agrupados) e 06 Professores do Ensino Médio, todos eles atuantes em 20 escolas da região da 8ª
Coordenadoria Regional de Educação da SEDUC/RS. Pelas análises realizadas, podemos afirmar os
seguintes resultados: O trabalho escolar foi impactado pela PREM/RS pela inclusão de novas ações
para implementação do SI, afetando consideravelmente o trabalho da coordenação pedagógica e dos
professores que assumiram SI; Quanto às mudanças na avaliação, o trabalho escolar foi impactado
pela redefinição da forma de organização e realização dos habituais conselhos de classe, realizandoos
no encerramento de cada trimestre e reunindo os professores por área curricular; Foram
identificados fatores de ordem estrutural, operacional, profissional, pessoal e cultural que dificultaram
ou obstaculizaram o processo de implementação da PREM/RS, tais como falta de tempo para estudo,
planejamento das aulas e realização de encontros regulares entre professores, resistência de
professores às mudanças na avaliação e/ou na matriz curricular do Ensino Médio, individualismo no
desenvolvimento do trabalho docente, implantação apressada da proposta pela SEDUC/RS,
insuficiência da formação continuada realizada pela SEDUC/RS para garantir o entendimento sobre a
proposta, precariedade da estrutura física e falta de recursos para realização de atividades de SI; O
engessamento do sistema favoreceu uma ressignificação do SI, transformando-o de espaço proposto
para enfrentar uma organização rigorosamente disciplinar do currículo do Ensino Médio, em disciplina
isolada, que ocorre, basicamente, de forma paralela às demais disciplinas do Ensino Médio; Existem
ações individualizadas de alguns professores no sentido de modificação das práticas docentes,
porém isso não tem se refletido em mudanças no trabalho escolar como um todo. Esses resultados
sinalizam a coexistência de duas escolas de Ensino Médio com propósitos absolutamente
diferentes, convivendo ambas em cada unidade escolar: uma que continua trabalhando em favor de
uma formação essencialmente propedêutica, e outra que começa a preocupar-se com uma formação
mais integral dos jovens.