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Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da SEDUC/RS

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ZAMBON, LUCIANA BAGOLIN.pdf (5.165Mb)
Data
2015-12-14
Autor
Zambon, Luciana Bagolin
Primeiro orientador
Terrazzan, Eduardo Adolfo
Primeiro membro da banca
Ferretti, Celso João
Segundo membro da banca
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Terceiro membro da banca
Silva, Monica Ribeiro da
Quarto membro da banca
Gama, Maria Eliza Rosa
Quinto membro da banca
Pereira, Sueli Menezes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Buscamos, com esta pesquisa, compreender os processos de organização e de desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da SEDUC/RS (PREM/RS) em escolas da Rede Escolar Pública Estadual do RS. Para tanto, nos propusemos a responder o seguinte problema de pesquisa: Que possibilidades se apresentam para a estabilização das mudanças introduzidas na organização e no desenvolvimento do trabalho escolar no âmbito do processo de implementação da PREM/RS? As fontes de informação para essa pesquisa foram de dois tipos: sujeitos (professores de Seminário Integrado (SI), professores do Ensino Médio e membros da equipe de coordenação pedagógica de Escolas de Ensino Médio) e documentos (Documentos-Base da PREM/RS). Como instrumentos para coleta de informações utilizamos grupo focal e entrevista com os sujeitos e roteiro para análise textual com os documentos. Foram realizados 03 grupos focais que envolveram 20 Professores de SI e foram realizadas 34 entrevistas que envolveram 13 Coordenadores Pedagógicos, 20 Professores de SI (alguns agrupados) e 06 Professores do Ensino Médio, todos eles atuantes em 20 escolas da região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação da SEDUC/RS. Pelas análises realizadas, podemos afirmar os seguintes resultados: O trabalho escolar foi impactado pela PREM/RS pela inclusão de novas ações para implementação do SI, afetando consideravelmente o trabalho da coordenação pedagógica e dos professores que assumiram SI; Quanto às mudanças na avaliação, o trabalho escolar foi impactado pela redefinição da forma de organização e realização dos habituais conselhos de classe, realizandoos no encerramento de cada trimestre e reunindo os professores por área curricular; Foram identificados fatores de ordem estrutural, operacional, profissional, pessoal e cultural que dificultaram ou obstaculizaram o processo de implementação da PREM/RS, tais como falta de tempo para estudo, planejamento das aulas e realização de encontros regulares entre professores, resistência de professores às mudanças na avaliação e/ou na matriz curricular do Ensino Médio, individualismo no desenvolvimento do trabalho docente, implantação apressada da proposta pela SEDUC/RS, insuficiência da formação continuada realizada pela SEDUC/RS para garantir o entendimento sobre a proposta, precariedade da estrutura física e falta de recursos para realização de atividades de SI; O engessamento do sistema favoreceu uma ressignificação do SI, transformando-o de espaço proposto para enfrentar uma organização rigorosamente disciplinar do currículo do Ensino Médio, em disciplina isolada, que ocorre, basicamente, de forma paralela às demais disciplinas do Ensino Médio; Existem ações individualizadas de alguns professores no sentido de modificação das práticas docentes, porém isso não tem se refletido em mudanças no trabalho escolar como um todo. Esses resultados sinalizam a coexistência de duas escolas de Ensino Médio com propósitos absolutamente diferentes, convivendo ambas em cada unidade escolar: uma que continua trabalhando em favor de uma formação essencialmente propedêutica, e outra que começa a preocupar-se com uma formação mais integral dos jovens.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3500
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [339]

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