A construção dos princípios democráticos no ensino fundamental de uma escola pública do município de Santa Maria - RS
Resumen
A presente pesquisa tem por objetivo e foco principal investigar a construção dos Princípios Democráticos no ensino fundamental de uma escola pública, na periferia do município de Santa Maria - RS, chão de nossas práticas diárias com a intenção de elucidar questões relacionadas à efetivação da Gestão Democrática no espaço escolar. O estudo constitui-se a partir de um estudo qualitativo, utilizando- se do ambiente natural como fonte direta de dados, com característica estudo de caso que avalia os aspectos cotidianos de uma realidade, numa abordagem sócio histórica. Os sujeitos desta investigação são quatro professoras e o instrumento para a busca de dados baseou-se em entrevista semi-estruturada, com questões abertas, buscando olhares diferentes de uma mesma realidade. A convivência no cotidiano escolar facilitou a análise dos dados e possibilitou reflexões a partir de conversas informais travadas em momentos de encontros dos professores. As indagações surgidas através deste convívio e dos relatos das angústias frente aos problemas enfrentados no cotidiano escolar foram elucidadas no decorrer da pesquisa. Este estudo revela que a escola em questão apresenta relevantes avanços na construção desses princípios que pressupõe descentralização, transparência e participação, porém verifica-se a falta de abertura à participação de forma efetiva nas decisões da escola, configurando uma prática centralizadora que requer uma reflexão a fim de propiciar um envolvimento efetivo de todos os participantes da comunidade escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional [298]