Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A construção dos princípios democráticos no ensino fundamental de uma escola pública do município de Santa Maria - RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (301.6Kb)
Data
2011-03-02
Autor
Padilha, Ivanez
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo e foco principal investigar a construção dos Princípios Democráticos no ensino fundamental de uma escola pública, na periferia do município de Santa Maria - RS, chão de nossas práticas diárias com a intenção de elucidar questões relacionadas à efetivação da Gestão Democrática no espaço escolar. O estudo constitui-se a partir de um estudo qualitativo, utilizando- se do ambiente natural como fonte direta de dados, com característica estudo de caso que avalia os aspectos cotidianos de uma realidade, numa abordagem sócio histórica. Os sujeitos desta investigação são quatro professoras e o instrumento para a busca de dados baseou-se em entrevista semi-estruturada, com questões abertas, buscando olhares diferentes de uma mesma realidade. A convivência no cotidiano escolar facilitou a análise dos dados e possibilitou reflexões a partir de conversas informais travadas em momentos de encontros dos professores. As indagações surgidas através deste convívio e dos relatos das angústias frente aos problemas enfrentados no cotidiano escolar foram elucidadas no decorrer da pesquisa. Este estudo revela que a escola em questão apresenta relevantes avanços na construção desses princípios que pressupõe descentralização, transparência e participação, porém verifica-se a falta de abertura à participação de forma efetiva nas decisões da escola, configurando uma prática centralizadora que requer uma reflexão a fim de propiciar um envolvimento efetivo de todos os participantes da comunidade escolar.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/367
Coleções
  • Gestão Educacional [298]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.