Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Revolução científica do PPGExR: a emergência de novo paradigma para extensão rural

Thumbnail
Visualizar/Abrir
MORAES, CLEIA DOS SANTOS.pdf (4.944Mb)
Data
2013-03-26
Autor
Moraes, Cléia dos Santos
Primeiro orientador
Wizniewsky, José Geraldo
Primeiro membro da banca
Ribeiro, Claudio Marques
Segundo membro da banca
Guimarães, Gisele Martins
Terceiro membro da banca
Kronbauer, Luiz Gilberto
Quarto membro da banca
Hillig, Clayton
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Foi em um contexto de desarticulação da produção agropecuária e da apropriação dessa por empresas capitalistas que surgiu a extensão rural cooperativa nos Estados Unidos da América. Esse modelo, chamado clássico, serviu de base à extensão rural no Brasil e foi, posteriormente, substituído pelo modelo difusionista-inovador, proposto Everett M. Rogers, e que tornou hegemônico o paradigma de difusão de inovações para a comunidade científica da extensão rural. Essa comunidade científica é, também, representada pelos cursos e programas de pós-graduação em extensão rural. Uma comunidade científica, segundo Thomas Kuhn (2007) caracteriza-se como: um grupo de praticantes de uma mesma especialidade científica sendo que possuem algumas características, quais sejam: uma educação que foi semelhante e que fez com que partilhassem da mesma literatura e certamente de semelhantes técnicas que irão balizar seu trabalho. Essa comunidade científica desenvolve um número considerável de pesquisas, anualmente, e é nesse sentido que se torna importante a proposta desse estudo em sistematizar os trabalhos das dissertações de mestrado publicadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural PPGExR da UFSM, em um período temporal de 35 anos, com o objetivo de: investigar, a partir de análise das dissertações produzidas, especificamente sobre a temática de extensão rural, no PPGExR a existência de elementos que possam caracterizar períodos de uma revolução científica, na concepção de Thomas Kuhn (2007). Para tanto, foi utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa. O procedimento amostral adotado foi o intencional, selecionando-se aquelas dissertações que continham, no título do trabalho, os termos: extensão rural, extensionista ou assistência técnica e extensão rural ATER. Foram elaborados quatro mapas conceituais identificados em cada um dos quatro diferentes períodos pelos quais o PPGExR passou. Os conceitos contidos neles demonstraram o seguinte: no período I, a hegemonia do paradigma de difusão de inovações, ou seja, a ciência normal; no período II, o surgimento de anomalias as quais o paradigma dominante não consegue responder; no período III, a ciência extraordinária, em que é tomada consciência das anomalias, caracterizando o momento de crise paradigmática, as descobertas passam a ser levantadas e novos conceitos passam a ser incorporados; no período IV, os novos conceitos estão incorporados e a ruptura com o paradigma de difusão de inovações diante da emergência de um novo paradigma para a extensão rural é claro, está acontecendo a revolução científica na extensão rural. Assim, conclui-se que a comunidade científica da extensão rural, representada pelo PPGExR passou por um processo de revolução científica no sentido apontado por Thomas Kuhn (2007), em que o paradigma de difusão de inovações foi abandonado por ela e um paradigma emergente está se apresentando a essa comunidade científica. Embora seja ainda imaturo indicar imperativamente a existência e a hegemonia do novo paradigma, o que se pode perceber, a partir da discussão aqui colocada, é que esse novo paradigma possui uma orientação a partir da Agroecologia, alicerçado no diálogo e uma educação libertadora e pode ser um paradigma de sustentabilidade.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3808
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural [95]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.