A construção de princípios de convivência em contexto de gestão democrática em uma escola de MST
Resumen
A presente monografia investigou A construção de Princípios de Convivência em Contexto de Gestão Democrática em uma Escola de MST, tendo como referência específica, a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, escola do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, localizada no assentamento Itapuí, na zona rural de Nova Santa Rita/RS. A pesquisa foi qualitativa, sendo realizado um estudo de caso da referida escola.
A metodologia para coleta de dados, envolveu: análise documental, observações no contexto escolar e entrevistas com professores, gestores,
funcionários, comunidade escolar e alunos. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram: PARO, LUCK e LUCKESI,sobre gestão
democrática; FREIRE, para a Educação Popular; CALDART, para a Escola do MST. O objetivo foi investigar a participação de professores, funcionários,
gestores, comunidade escolar e alunos na construção dos Princípios de Convivência. As principais conclusões desse estudo indicam que: (1) O
envolvimento de professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o cumprimento dos Princípios de Convivências;
(2) A escola apresenta características de uma gestão democrática.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1014]