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A construção de princípios de convivência em contexto de gestão democrática em uma escola de MST

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TCC de especialização (258.9Kb)
Data
2010-09-18
Autor
Santos, Michele Martins dos
Metadata
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Resumo
A presente monografia investigou A construção de Princípios de Convivência em Contexto de Gestão Democrática em uma Escola de MST, tendo como referência específica, a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, escola do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST, localizada no assentamento Itapuí, na zona rural de Nova Santa Rita/RS. A pesquisa foi qualitativa, sendo realizado um estudo de caso da referida escola. A metodologia para coleta de dados, envolveu: análise documental, observações no contexto escolar e entrevistas com professores, gestores, funcionários, comunidade escolar e alunos. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram: PARO, LUCK e LUCKESI,sobre gestão democrática; FREIRE, para a Educação Popular; CALDART, para a Escola do MST. O objetivo foi investigar a participação de professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos na construção dos Princípios de Convivência. As principais conclusões desse estudo indicam que: (1) O envolvimento de professores, funcionários, gestores, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o cumprimento dos Princípios de Convivências; (2) A escola apresenta características de uma gestão democrática.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/390
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

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