Serafim da Silva Neto: entre a constituição e a circulação do conhecimento linguístico
Date
2014-04-28Metadata
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Na presente tese, analisamos como o domínio de memória da Linguística é
retomado e articulado na constituição discursiva, enfatizando os ecos e as
ressonâncias de significação dos já ditos inscritos em determinada produção do
conhecimento. Buscamos compreender como o processo discursivo é afetado
historicamente, a partir da maneira como os saberes da Linguística, via citação do
Cours de linguistique générale, estão atravessados e linearizados no fio do
discurso. Com isso, visamos à articulação de saberes da Linguística que pertencem
a outra conjuntura sócio-histórica e ideológica e retornam encadeando-se na
formulação discursiva enquanto um efeito do interdiscurso sobre si mesmo, ou seja,
pelo funcionamento do discurso-transverso. Para tanto, delimitamos como recorte
temporal a década de 50, do século XX, em função de ser um momento fecundo em
estudos relacionados à língua portuguesa e em pesquisas linguísticas que se iniciam
junto ao meio acadêmico, e mobilizamos como arquivo de pesquisa algumas das
obras de Serafim da Silva Neto, um autor expressivo da época. As obras que
compõe o nosso arquivo são: Introdução ao Estudo da Língua Portuguêsa no
Brasil (1950); Manual de Filologia Portuguêsa (1952); Introdução ao Estudo da
Filologia Portuguêsa (1956); História do Latim Vulgar (1957); Língua, Cultura e
Civilização (1960). Já o corpus de análise é constituído por recortes discursivos
dessas obras, cujo critério de escolha foi a referência a duas dicotomias essenciais
do postulado saussuriano: língua vs. fala e sincronia vs. diacronia. O procedimento
analítico mobilizado constitui-se pelo movimento entre a citação, a paráfrase
discursiva e o discurso-transverso. Partimos das citações do Cours, as quais nos
permitem analisar o funcionamento da paráfrase discursiva, que, por sua vez,
possibilita a instauração do efeito do discurso-transverso na constituição discursiva,
visto que, pela paráfrase discursiva, explicitamos o atravessamento e a articulação
de saberes outros na horizontalidade do discurso por meio da
repetição/reformulação e/ou das ressonâncias de significação. Esse gesto analítico
proposto dá a base para nossa tese, colocando em evidência o funcionamento do
discurso-transverso, o qual nos interessa de modo particular por possibilitar a
reflexão sobre as filiações históricas e de sentidos inscritas na produção do
conhecimento linguístico que analisamos. Nossa pesquisa filia-se à História das
Ideias Linguísticas vinculada ao aparato teórico-metodológico da Análise de
Discurso de orientação pecheuxtiana, tal como ambas vêm se realizando no Brasil,
nos últimos tempos.