Internacionalização de empresas em redes horizontais: uma análise a partir do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil
Abstract
O uso de estratégias de internacionalização e a associação em redes de empresas têm se tornando um caminho para enfrentar a nova conjuntura global em que as empresas se
encontram. No intuito de melhor entender o processo de internacionalização considerando relacionamentos em redes interorganizacionais, o presente estudo tem como objetivo
descrever e analisar processos de internacionalização de empresas em redes interorganizacionais horizontais a fim de entender de que forma os relacionamentos nestas
redes influenciam a penetração das empresas associadas no mercado internacional. No marco teórico, buscou-se um aprofundamento sobre as teorias do processo de internacionalização em redes. Ao nível epistemológico, foi dada uma abordagem qualitativa por meio de um estudo
de caso. A unidade de análise consiste no Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil, formado por 34 empresas do setor vinícola e mantido pelo Instituto Brasileiro do Vinho
IBRAVIN com o apoio da APEX Brasil. Destaca-se que o projeto possui as características de uma rede interorganizacional industrial, organizada na forma horizontal, que desenvolve atividades internacionais com as características de consórcio de exportação. Os dados foram
coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, conduzidas in loco com 14 gestores de empresas associadas e dois gerentes da rede em estudo, complementando com a observação e análise de documentos. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo
com o auxílio da matriz de agrupamento conceitual elaborada. Em termos gerais, observou-se que a associação em rede forma um ambiente propício para a internacionalização,
especialmente no caso das empresas de menor porte associadas à rede. Conclui-se que o Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil atua como uma ferramenta de auxílio para superar as barreiras da internacionalização. Visualiza-se a cooperação na rede como fruto da
necessidade das empresas de buscar novos mercados para superar as dificuldades do mercado interno. O processo de internacionalização gera um aprendizado para rede como um todo e as conexões da rede geram aprendizagem para as empresas e o seu processo de internacionalização. Esta geração de conhecimentos proporcionados pela rede, além de
resultar em aprendizado organizacional, no caso analisado observa-se um aprendizado regional, visto a concentração geográfica existente na rede. O projeto tem um papel
primordial para a internacionalização das empresas participantes e a cooperação existente entre as organizações e o apoio dado pelo projeto, têm permitido um aumento do número de empresas vinícolas brasileiras atuantes no mercado internacional.