A internacionalização da pós-graduação: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Este estudo está fundamentado nas origens da Educação Superior no Brasil, destacando a sua expansão e regulação para situar o surgimento da Pós-Graduação e de sua avaliação pela CAPES. No contexto da busca por qualificação, este estudo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Sistema da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira, desenvolvido pela CAPES, nos quais a internacionalização aparece como referência máxima de qualificação. Com base neste fundamento, a demanda por internacionalização pode ser considerada como sendo o mais forte impacto na conceituação de programas de pós-graduação. O estudo ainda objetiva identificar a demanda por internacionalização nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), avaliados pela CAPES com conceitos iguais ou superiores a cinco. O foco do estudo foram os cursos de doutorados. Utilizou-se o método de estudo de caso qualitativo, analisando os documentos de área, a ficha de avaliação e a autoavaliação dos cursos, bem como as percepções dos coordenadores/gestores no tocante à internacionalização. Os resultados identificam a grande preocupação dos programas em serem internacionalizados, por meio do desenvolvimento de sua excelência no fortalecimento de parceiras internacionais, intercâmbios, capacitação do corpo docente em pós-doutoramento, capacitação do corpo discente em estágios de curta duração no exterior e, principalmente, no aumento das publicações internacionais. Pretende-se fornecer subsídios à tomada de decisões por parte dos gestores para a manutenção, o aperfeiçoamento e o fortalecimento da UFSM e de seus cursos de pós-graduação.