O comportamento empreendedor de diretores da UFSM e sua percepção quanto à universidade empreendedora
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2015-03-31Metadatos
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Desde a sua criação, no século XI, a universidade nasceu com a missão precípua do ensino,
agregando ao longo do tempo, a pesquisa e a extensão. Atualmente vem sendo investigado por
vários pesquisadores a incorporação do desenvolvimento econômico e social como uma nova
missão nas IFES, evidenciando outra perspectiva institucional, na qual os elementos do modelo
antigo são retidos e transformados, gerando ações e atitudes empreendedoras na universidade,
para promover e coordenar a interação universidade empreendedora , estabelecendo
estratégias para articular ensino, pesquisa e extensão com a sociedade. Nesse sentido, este
estudo teve como objetivo analisar o comportamento empreendedor de diretores de unidades
de ensino da UFSM e sua influência na percepção quanto à universidade empreendedora.
Adotou-se como método de pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo exploratório, baseado em
pesquisa empírica. As unidades de análise foram os diretores de unidades de ensino da UFSM.
Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, categorial, enunciação
e lexicométrica, sendo as categorias de análise definidas a priori e não a priori (BARDIN,
2011). As categorias a priori oportunidades e iniciativa, planejamento e assumir riscos
calculados (MCCLELLAND, 1972); e, desenvolvimento econômico e social, empresa júnior e
interação com a comunidade (GUARANYS, 2010) foram definidas com base no referencial
teórico e no objetivo deste estudo; e a categoria não a priori estrutura e gestão de pessoas
emergiu da fala dos entrevistados. Além disso, utilizou-se como fonte secundária a Pesquisa de
Autoavaliação Institucional 2014/UFSM, no intuito de contribuir como coadjuvante para
análise dos resultados encontrados, de caráter ilustrativo na discussão dos resultados neste
estudo. A característica empreendedora oportunidades e iniciativa foi a que mais se destacou,
como a característica principal dos entrevistados; seguida pela característica planejamento e
assumir riscos calculados, que ficaram igualadas. Quanto à categoria estrutura e gestão de
pessoas, a mesma foi ressaltada pela maioria dos entrevistados, nos quais se posicionaram de
forma semelhante quanto às observações e constatações acerca dos assuntos que envolvem
esses dois aspectos. Quanto à percepção dos entrevistados acerca de universidade
empreendedora, o aspecto que se mostrou melhor compreendido foi a interação com a
comunidade, seguido pelo entendimento de empresa júnior e por fim, desenvolvimento
econômico e social, como sendo o menos compreendido pelos entrevistados. De modo a
responder o objetivo do estudo analisar o comportamento empreendedor de diretores de
unidades de ensino da UFSM e sua influência na percepção quanto à universidade
empreendedora se concluiu que o comportamento empreendedor dos mesmos influenciam
diretamente na sua percepção quanto à universidade empreendedora.