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O comportamento empreendedor de diretores da UFSM e sua percepção quanto à universidade empreendedora

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LORENTZ, MARCIA HELENA DO NASCIMENTO.pdf (1.823Mb)
Data
2015-03-31
Autor
Lorentz, Marcia Helena do Nascimento
Primeiro orientador
Minello, Italo Fernando
Primeiro membro da banca
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Segundo membro da banca
Stecca, Jaime Peixoto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Desde a sua criação, no século XI, a universidade nasceu com a missão precípua do ensino, agregando ao longo do tempo, a pesquisa e a extensão. Atualmente vem sendo investigado por vários pesquisadores a incorporação do desenvolvimento econômico e social como uma nova missão nas IFES, evidenciando outra perspectiva institucional, na qual os elementos do modelo antigo são retidos e transformados, gerando ações e atitudes empreendedoras na universidade, para promover e coordenar a interação universidade empreendedora , estabelecendo estratégias para articular ensino, pesquisa e extensão com a sociedade. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar o comportamento empreendedor de diretores de unidades de ensino da UFSM e sua influência na percepção quanto à universidade empreendedora. Adotou-se como método de pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo exploratório, baseado em pesquisa empírica. As unidades de análise foram os diretores de unidades de ensino da UFSM. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, categorial, enunciação e lexicométrica, sendo as categorias de análise definidas a priori e não a priori (BARDIN, 2011). As categorias a priori oportunidades e iniciativa, planejamento e assumir riscos calculados (MCCLELLAND, 1972); e, desenvolvimento econômico e social, empresa júnior e interação com a comunidade (GUARANYS, 2010) foram definidas com base no referencial teórico e no objetivo deste estudo; e a categoria não a priori estrutura e gestão de pessoas emergiu da fala dos entrevistados. Além disso, utilizou-se como fonte secundária a Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2014/UFSM, no intuito de contribuir como coadjuvante para análise dos resultados encontrados, de caráter ilustrativo na discussão dos resultados neste estudo. A característica empreendedora oportunidades e iniciativa foi a que mais se destacou, como a característica principal dos entrevistados; seguida pela característica planejamento e assumir riscos calculados, que ficaram igualadas. Quanto à categoria estrutura e gestão de pessoas, a mesma foi ressaltada pela maioria dos entrevistados, nos quais se posicionaram de forma semelhante quanto às observações e constatações acerca dos assuntos que envolvem esses dois aspectos. Quanto à percepção dos entrevistados acerca de universidade empreendedora, o aspecto que se mostrou melhor compreendido foi a interação com a comunidade, seguido pelo entendimento de empresa júnior e por fim, desenvolvimento econômico e social, como sendo o menos compreendido pelos entrevistados. De modo a responder o objetivo do estudo analisar o comportamento empreendedor de diretores de unidades de ensino da UFSM e sua influência na percepção quanto à universidade empreendedora se concluiu que o comportamento empreendedor dos mesmos influenciam diretamente na sua percepção quanto à universidade empreendedora.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4737
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Administração [410]

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