A antecipação etária de crianças de cinco anos da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola pública de educação básica sob a ótica dos pequenos
Abstract
O presente artigo apresenta um estudo de caso, em que se buscou compreender a ideia que as crianças menores de seis anos de idade que já se encontram matriculadas no Ensino Fundamental têm sobre a antecipação da matrícula neste nível de ensino, identificando o que elas pensam, vivem e sentem neste cenário. Buscou-se ainda diagnosticar se há dificuldades constatadas por estas crianças, bem como analisar as vivências destas crianças que tiveram antecipadas sua matrícula no ensino fundamental. Para alcançar os objetivos foram aplicados questionários para descrever a compreensão que alunos e pais têm sobre estar na faixa etária dos 5 anos e encontrar-se na escola de ensino fundamental. Procurou-se estabelecer uma verificação crítica destas falas, para entender porque os pais antecipam a matricula dos seus filhos no ensino fundamental e como as crianças constroem suas vivencias nesta conjuntura. Fica evidente que a antecipação da matricula no ensino fundamental não é pedagogicamente viável já que a educação infantil é essencial para que a criança viva intensamente a primeira infância, construindo seus processos de aprendizagem naturalmente em consonância com suas especificidades etárias.