Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com
Fecha
2009-03-03Metadatos
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O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro capítulo, com a análise do jornalismo como território institucionalizado e os processos de desterritorialização, reterritorialização e des-re-territorialização. Em seguida, são destacadas as transformações tecnológicas que facilitaram a formação do que denominamos de cauda longa da informação,
que vão desde as bases de dados até as mídias locativas e as tecnologias móveis. É identificado, então, o movimento Pro-Am, marcado pela parceria entre profissionais e amadores. O segundo capítulo é dedicado à reflexão sobre o jornalismo colaborativo nas redes como estratégica comunicacional. Neste ponto, são definidas as seções colaborativas. A
identificação leva em consideração as quatro gerações do jornalismo digital, marcadas pela adaptação estratégica dos meios tradicionais à demanda da cauda longa da informação. Nela, surgiram e se fortaleceram as páginas colaborativas abertas. As reflexões realizadas na fundamentação teórica são verificadas a partir dos dados obtidos por meio da metodologia do estudo de caso. A partir dela, foi possível chegar às considerações finais desta pesquisa, que
permitiram a identificação de algumas estratégias comunicacionais de Zero Hora.com a partir dos produtos colaborativos. Concluiu-se que ocorrem trabalhos em parceria entre profissionais e amadores no jornal digital. O Pro-Am se estabelece, só que de maneira tímida. Não se pode afirmar que ocorre, em Zero Hora.com, a des-re-territorialização, porém foram identificadas fortes marcas do processo.