Memória docente: uma construção a partir de narrativas com relação a educação das artes visuais em escolas rurais
Abstract
A referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático os relatos
de memória de docentes de artes visuais de escolas rurais do município de Santa Maria/RS. Os objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa, dizem respeito a transitar
pelas narrativas docentes relativas às suas memórias enquanto professoras do contexto rural e compreender como as docentes de artes visuais trabalham com a visualidade rural
no espaço pedagógico. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevista narrativa e diário de campo como forma
de registro, posteriormente, foram analisados através da análise da entrevista narrativa sob
a perspectiva polivocal. As participantes da pesquisa foram cinco professoras de escolas
rurais do município de Santa Maria/RS, as quais concederam as entrevistas em espaços e
locais pré-determinados pelas mesmas. O aporte teórico, num primeiro momento estruturouse
em autores que fazem referência a memória e sua constituição (HALBWACHS, 2006;
TEDESCO, 2004; IZQUIÉRDO 2002). Ainda sobre a memória, fizeram-se relações com as
trajetórias e experiências docentes trazendo autores que proporcionam esta discussão
(ARROYO, 2002; GOODSON 2004 e 2007; NÓVOA, 1999). Em um próximo momento,
realizam-se problematizaçãoes acerca da escola rural, abordando um panorama geral das
condições deste ensino hoje (PASSADOR, 2006; MOLINA E JESUS, 2005; ARROYO, 2005;
CALDART, 2005). Assim, na discussão dos dados, apontamos as memórias das
professoras enquanto docentes do contexto rural e todas suas significações e criações de
sentido relativas à visualidade deste espaço. Desta forma, esta pesquisa contribui no que se
refere às possibilidades que o rememorar fatos e acontecimentos pode possibilitar no ensino
das artes visuais.