Visualidades do espaço escolar: uma interlocução com a cultura visual
Date
2011-04-01Metadata
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A presente pesquisa versa sobre uma experiência educativa no ensino das artes
visuais realizada no recinto escolar com um grupo de cinco estudantes do primeiro
ano do ensino médio, do colégio Marco Polo, em Santa Maria/RS. Este estudo
utiliza-se da linguagem do grafite para problematização da visualidade do espaço
escolar. Professor e estudantes interagem num processo educacional embasados
na perspectiva da cultura visual. A educação da cultura visual por apresentar um
caráter transdisciplinar possibilita espaços de interelações e convergências como
campo de conhecimento, permeado pelo visual. A investigação apoiou-se na
Investigação Baseada nas Artes (IBA) ou Arts Based Research (ABR), que é um tipo
de abordagem de pesquisa qualitativa, que não está focada no pesquisador ou no
objeto pesquisado, mas no que pesquisador, colaborador, leitor podem escrever e
construir juntos. Os principais autores que participam desta construção teórica são:
HERNÁNDEZ (2000, 2007, 2008), MARTINS (2004, 2007) e MIRZOEFF (2003) em
relação ao campo da cultura visual; LAZZARIN (2007) e SILVA (2005) com
referência ao grafite e COSTA (2009), SILVA (2000, 2000a) e PEREIRA (2010), ao
concernente ao espaço escolar. As ressonâncias trazidas pela pesquisa são muitas
que ainda estão se acomodando em outras possibilidades. Dentre os resultados,
destaca-se as novas aprendizagens do grupo enquanto coletivo que revestiu os
encontros com novas texturas com diferentes visões, na tentativa de redizer coisas,
arranhar outras e, principalmente, construir um espaço de interlocução para discutir
sobre arte.