A linguagem como forma de violência na relação professor-aluno em sala de aula
Fecha
2012-03-23Metadatos
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Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas
Públicas, do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa
Maria. O presente estudo insere-se ao Grupo de Pesquisa Afetos Morais e o seu projeto
principal Os conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seus
entrelaçamentos na construção da personalidade moral . A temática em estudo surge a
partir das minhas próprias experiências como aluna da educação básica e também da
graduação e, posteriormente, como professora, fazendo-me refletir sobre a relação
professor-aluno. Nesse sentido, a pesquisa objetiva-se em investigar como a linguagem
utilizada pelo professor (a) em sala de aula pode ser compreendida como uma forma de
violência praticada por esse (a) em relação a seus aluno, identificar qual a compreensão
do professor (a) sobre a utilização da linguagem como uma forma de violência exercida
por ele (a) em relação aos seus alunos (as) e verificar quais as significações construídas
pelos alunos em relação à linguagem utilizada pelo seu professor (a) em sala de aula. A
metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva de um
estudo de caso, com uma professora do 3º ano do ensino fundamental e seus respectivos
alunos. A pesquisa realizou-se em uma escola estadual de educação básica situada na
região centro do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio
de observações diretas na sala de aula, sendo os dados registrados no diário de campo,
e em entrevista semiestruturada com a professora da turma e seus alunos. O estudo foi
dividido em três capítulos: O primeiro - Delimitação e fundamentação da investigação -
delimita e especifica a área temática da investigação, as questões da pesquisa e seus
objetivos, bem como a abordagem metodológica da mesma. No capitulo 2 - A
construção do pensamento, da linguagem e da moralidade na criança - foi analisada a
construção e desenvolvimento da linguagem com relação ao pensamento e a noção de
moralidade para as crianças. Para tal, foram utilizados, como aporte teórico, os estudos
realizados por Jean Piaget. O capítulo 3 - As violências e suas imbricações na relação
professor-aluno - está dividido em dois subcapítulos. No primeiro, foi analisada a relação
professor-aluno em sala de aula. No segundo, foi enfocada a violência dentro dessa
relação. Teve como fundamentação teórica, entre outros, Alícia Fernandez, Julio Groppa
Aquino, Maria Teresa Estrela, Ulisses F. de Araújo, Xus Martín Garcia, Josep Maria Puig
e Yves de La Taille. Os dados foram analisados sob aporte teórico dos autores citados.
Com base nas análises dos dados, conclui-se que o modo como a linguagem é utilizada
pelo professor, conscientemente ou não, pode ser entendida como uma forma de
violência; os alunos percebem a utilização da linguagem também como uma forma de
violência praticada pelos seus professores; porém, para os professores, a linguagem
utilizada não é percebida como uma forma de violência quando praticada pelos mesmos,
pois, ela serve para moldar o comportamento dos alunos, impor limites, ou seja, para
que se transformem em pessoas educadas . Agir assim é preciso, necessário, aceitável
e, portanto, normal.