Trabalho dos professores: considerações sobre linguagem e experiência
Fecha
2012-04-27Metadatos
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Em tempos de rápidas transformações econômicas, científicas e tecnológicas, faz-se necessário repensar os conceitos e práticas vividas. Neste contexto social, percebe-se que o trabalho passa por transformações na sua configuração. Com base nesse pressuposto esta dissertação investigou quais relações os professores estabelecem em seus discursos entre linguagem, experiência e o seu trabalho. Para tanto, foram entrevistados dez professores da Educação Básica. Os discursos foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, elaboradas em acordo com os princípios da hermenêutica e os dados produzidos foram analisados com base em análise hermenêutica. Isso porque a hermenêutica busca possibilidades para que os sujeitos vivenciem a ampliação de condições de vida não desfigurada ou não fracassada. Na análise das entrevistas realizadas percebeu-se a peculiaridade do trabalho dos professores, tendo em vista os elementos da formação práxis, e os elementos da instrumentalização techne. Foi possível perceber como o primeiro enriquece o sentido do trabalho dos professores, engrandece, possibilita uma produção de conhecimento que gera transformação, enquanto o segundo elemento colabora com a descaracterização do que seja o trabalho dos professores, pois o aproxima de uma mentalidade tarefeira. Desta forma, é possível perceber que as professoras entendem a linguagem como formativa e que em suas experiências transparecem uma autocompreensão do seu trabalho como orientador e formador.