A trajetória da educação infantil na UFSM: 23 anos de história do Ipê Amarelo
Date
2012-04-26Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo procurou compreender a história da constituição e desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria, buscando elementos de sua história recente, para, a partir disso, analisar a identidade deste espaço na Universidade. No referencial teórico buscou-se contextualizar a história da Infância, da Criança e da Educação Infantil, bem como as contribuições das Políticas Públicas e Legislação para o avanço da Educação Infantil no país. Tratou-se também de demonstrar o percurso das Creches Universitárias nas Instituições Federais de Ensino, a discussão de seu papel e sua identidade acadêmica e, em especial, a criação do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo e as perspectivas de manutenção deste espaço na Universidade. A Metodologia adotada pautou-se pela abordagem de caráter histórico-cultural, tendo por base as concepções Vygotskyanas de interação sujeito-mundo. A pesquisa nesta abordagem possibilitou a compreensão do fenômeno como parte de um processo histórico maior, relacionando-o com as transformações sociais e culturais produzidas pela humanidade. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a análise documental, através dos documentos institucionais e legislação vigente, entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos envolvidos na implementação e constituição do Núcleo e gravação em áudio. Os resultados da investigação levaram a concluir que durante todo o processo de constituição e desenvolvimento do Ipê Amarelo na Universidade, muitos caminhos foram trilhados, diferentes concepções perpassaram as gestões do Núcleo, que acompanharam a evolução histórica da Educação Infantil no Brasil, das Políticas Públicas e da Legislação. Percebeu-se no decorrer dos anos mudanças significativas nas concepções de Infância, Criança e Educação Infantil, e a busca de seus educadores por um espaço na Universidade que aliasse a educação e o cuidado das crianças com a formação, por ser historicamente um espaço de práticas educativas.Através da luta constante da atual equipe gestora pelo reconhecimento e consolidação de sua identidade , conquistou-se o reconhecimento do Ipê Amarelo como uma Unidade de Educação Infantil, de caráter educativo, no qual a criança é vista como sujeito de direitos, protagonista de seu tempo e de sua história. A Unidade atualmente busca fazer a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão em consonância com os objetivos da Universidade, consolidando assim seu papel e identidade acadêmica.