Filhos de professores = profissão professor?
Date
2004-03-19Metadata
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Esta pesquisa traz as indagações feitas no desenrolar da escrita da minha história
de vida, bem como o seu relacionamento com as problemáticas da linha de pesquisa de
formação de professores. Como aluna especial do Programa de Pós-Graduação em
Educação da UFSM, me foi dada a oportunidade de relatar as minhas experiências de
vida desde aluna até me formar professora. Ao refletir sobre a minha própria história de
vida, surgiram muitas indagações que se aproximam da justificativa e da importância de
tal investigação: venho de uma família de professores (avós, tias-avós, tias, primos e
primas, pais...) e pergunto-me: qual foi a influência da minha família na escolha em ser
professora? O que faz filhos de professores tornarem-se professores? Frente à
desvalorização do professor e a profanação do Magistério, o processo de identificação
docente e a problemática dos cursos de formação, bem como a vivência familiar, tudo
isso leva a seguinte indagação: o que faz os filhos e as filhas de professores optarem
pela profissão de seus pais? Como os pais exercem (se exercem) alguma influência
nas opções profissionais de seus filhos? Qual é o imaginário que os filhos possuem, ou
que os pais transmitem aos seus filhos sobre ser professor atualmente? Qual a
profissão que adolescentes filhos de professores querem optar? E por quê? Nesse
sentido, objetivando-se conhecer a influência familiar na escolha dos cursos de
formação de professores e os processos da opção profissional de filhos de professores,
através das histórias de vida de pais e filhos docentes e, mais especificamente, ao
investigar o processo de formação de pais professores, bem como suas influências frente
à educação profissional de seus filhos; compreender o imaginário social da escolha dos
adolescentes filhos de professores, tentando conhecer suas concepções de ser
professor atualmente; é que essa pesquisa busca as contribuições de autores que
discutem as temáticas da teoria do Imaginário Social, da formação de professores e o
processo de identificação dos mesmos sobre a família e a memória docente. A coleta de
dados se realiza com duas famílias da cidade de Santa Maria/RS: uma em que a filha
seguiu a profissão docente; e outra em que a filha não optou seguir a profissão de seus
pais. Frente às riquezas das falas dos colaboradores desta investigação é possível inferir
que a família tem influência positiva ou negativa nas escolhas profissionais (no que se
quer ser ou não). Assim, alguns tornam-se professores para melhorar a economia
familiar ou, por encontrar-se na área em que atuam, mesmo sem nunca ter pensado em
ser professor; mas que, depois de já estarem atuando, acabam tornando-se professores e,
após tornarem-se, passam a preencher um vazio, dando assim, um sentido às suas
existências.