A onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimento
Date
2013-04-02Metadata
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A proposta norteadora central deste trabalho de dissertação se empenha em responder
às seguintes perguntas: Em que sentido a legislação oficial da formação docente (alusiva aos
professores da escola básica) baseada na concepção de competências conflui para a
manifestação de processos de reificação, na medida em que suas proposições fundamentais
giram centralmente em torno do saber-fazer (Savoir-faire), deixando de lado outros aspectos
fundamentais da formação humana, numa busca indiscriminada pela prática? Como pode ser
pensado um redirecionamento na perspectiva do reconhecimento intersubjetivo? Desse modo,
o trabalho em questão situa-se na perspectiva da Filosofia da Educação, tendo como
referencial teórico o contributo dos estudos sobre reificação e reconhecimento social, de Axel
Honneth, considerado membro da chamada terceira geração da Escola de Frankfurt. O escopo
geral da pesquisa é realizar uma análise das implicações filosóficas de fundo referente ao teor
político e epistemológico das últimas reformas no campo educacional, especialmente sobre o
que tem sido proposto à formação inicial de professores da educação básica. Em termos mais
específicos, nossos objetivos são: a) realizar uma análise crítica, baseada na categoria da
reificação, do postulado das competências dirigido ao campo educacional pela legislação; b)
elucidar as relações existentes entre reivindicação da prática na formação docente e as
possíveis manifestações da reificação no processo educativo; c) avaliar a pertinência do
legado da categoria da reificação para a compreensão do problema da formação do professor
da educação básica; d) estudar as possibilidades de apresentar proposições para a formação
docente inspirada na ideia do reconhecimento do outro, contrapostas a situações reificantes e
experiências de não reconhecimento. Para tanto, seguimos como orientação metodológica o
giro hermenêutico da teoria crítica .