Educação ambiental para uma cultura de paz contribuições para a formação de professores
Abstract
Esta dissertação, ou construção dissertativa de um desejo de pesquisa, teve
sua criação por meio do ingresso no curso de Mestrado em Educação do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria. Encontra-se cadastrada na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional, sob a temática da Educação Ambiental. Por
estar associando-a a realização de um sonho, não elencamos problemas de
pesquisa e sim desejos, tendo como principal desejo investigar: Como nós,
professores, podemos trabalhar com educação ambiental para uma cultura de
paz? Buscamos alcançar esse desejo por meio de uma pesquisa qualitativa.
Assim sendo, delineamos caminhos possíveis de alcançar esse desejo. Os
caminhos que pretendemos percorrer para investigar como a Educação
Ambiental pode estimular a cultura de paz na escola, nosso objetivo de
pesquisa, serão trilhados com o auxílio de recursos bibliográficos e de
experiências com práticas docentes. Com esse amparo foram produzidas
estratégias educacionais que foram desenvolvidas para trabalhar a educação
ambiental e a cultura de paz. Tais estratégias contemplaram o trabalho com
mandalas e danças circulares e foram desenvolvidas com acadêmicos de
cursos de licenciatura da UFSM. Ao longo dessa caminhada foi possível
perceber que para possibilitar um ambiente acolhedor, de respeito, que
contemple os valores ambientais, os valores de paz, é preciso viver esses
valores. Dessa forma, não é possível oferecer aquilo que não se tem,
portanto, a resposta para nosso desejo de pesquisa foi encontrada na
necessidade trabalhar o autoconhecimento, para que possamos descobrir
nosso próprio caminho, e entender que o processo de formação docente é
permanente.