A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2014-07-04Autor
Silva, Diaine Susara Garcez da
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Este estudo busca analisar como o processo de avaliação contribui para a organização do ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como reflexões teóricas, enfatiza-se a formação de professores; os princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) de Moura (2010), buscando destacar a avaliação nessa perspectiva. A pesquisa foi realizada no âmbito do Clube de Matemática (CluMat), projeto desenvolvido pelo GEPEMat, em uma escola pública de Santa Maria/RS, a partir de uma atividade de ensino sobre estatística em uma turma de quinto ano, na qual a pesquisadora atua como professora. Para a análise dos dados, tomamos como referencial a Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vygotsky (1994) e a Teoria da Atividade de Leontiev (1978), que nos remetem à importância de uma organização de ensino na perspectiva da humanização. Para análise e apresentação dos dados, foi utilizado o conceito de episódios (MOURA, 2012) organizados a partir dos seguintes eixos: As condições objetivas, as possibilidades e desafios da organização do ensino; planejamento, desenvolvimento e reflexão, a avaliação constante; as aprendizagens a partir da atividade de ensino organizada, caminhos que se cruzam na avaliação. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que a avaliação é mais do que realizar ações que permitam saber se o aluno está aprendendo ou não e que tragam indicativos da sua ação. É o professor colocar-se num movimento constante que lhe permita, a todo o momento, refletir sobre as ações desenvolvidas, sobre o aluno e sobre a sua própria formação. Compreende-se assim, que a avaliação constante, durante todos os momentos da atividade de ensino é fundamental para a melhoria da qualidade da organização do ensino e, consequentemente, da aprendizagem, tanto do professor quanto do aluno.