(In)Satisfação no trabalho de docentes de uma escola estadual: um estudo de caso
Abstract
Este estudo objetivou compreender as vivências de (in)satisfação de trabalhadores na educação de crianças e adolescentes em situação de risco. Para tanto, os objetivos específicos foram conhecer a dinâmica de trabalho dos docentes; identificar e descrever como a organização do trabalho se desenvolve neste cenário e identificar quais os fatores interferem na (in)satisfação dos mesmos. Este estudo configurou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa e teve como cenário uma escola estadual de ensino fundamental localizada na região central do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram todos os docentes que atuam neste cenário (n=7). Como técnicas de coleta de dados foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e laborais; a observação não participante; análise documental e grupo focal. O questionário de levantamento de dados foi analisado a partir da estatística descritiva simples, a fim de caracterizar esses participantes. Para a análise dos dados obtidos a partir de três sessões de grupos focais foi utilizada a análise de conteúdo, buscando-se a construção de categorias temáticas. As observações totalizaram 25 horas, as quais auxiliaram na descrição da dinâmica de trabalho e nas reflexões acerca do objeto de investigação, juntamente com a análise documental de documentos referentes ao funcionamento da escola. O período total de coleta dos dados ocorreu do mês de maio a setembro de 2014. O estudo atendeu à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, tendo aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa sob o número 26634714.3.0000.5346. Os participantes dessa pesquisa foram, em sua maioria mulheres; na faixa etária de 50 a 59 anos; com um tempo de serviço na docência e na instituição relativamente grande; a maioria pós-graduada; com jornada de trabalho semanal na escola de 20 horas e com outros vínculos empregatícios. Cerca de 95% dos participantes estão pouco satisfeitos com o salário que recebem e 95% consideram que suas condições de trabalho afetam a sua saúde. Quanto aos eixos temáticos emergiram dois: A dinâmica de trabalho docente e A (in)satisfação no trabalho docente. O primeiro eixo temático abordou a dinâmica de trabalho dos docentes que atuam com crianças e adolescentes em situação de risco social, destacando as condições para o seu desenvolvimento e as particularidades presentes no cotidiano de trabalho desses trabalhadores, assim como as repercussões nesses sujeitos. A satisfação apareceu associada ao reconhecimento do trabalho, à sensação de ser útil na vida dos alunos; ao gostar do que faz. Já a insatisfação foi vinculada a falta de apoio dos órgãos públicos e ao relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, aspecto que também aparece como motivo de satisfação no trabalho. Desse modo, os resultados e análises deste estudo podem promover subsídios para o estabelecimento de intervenções, com o intuito de prevenir possíveis agravos à saúde desses docentes, criando melhorias no ambiente de trabalho docente e promovendo uma melhor qualidade de ensino.