Estudo da viabilidade técnica da aplicação de solo saprolítico melhorado com cimento como base de pavimento de baixo custo
Abstract
Ao analisar a malha rodoviária do país, percebe-se que a extensão de
rodovias pavimentadas é muito pequena. Este fato deve-se, principalmente, aos
reduzidos recursos públicos e aos altos custos dos materiais tradicionais
empregados na pavimentação de rodovias. Cada vez mais a execução de
pavimentos necessita da utilização de materiais locais, que nem sempre apresentam
as propriedades técnicas que atendam as normas vigentes. Sendo assim, faz-se
necessário a busca de produtos ou mecanismos que melhorem essas características
e que tornem viável a utilização dos materiais locais em substituição aos materiais
convencionais. A utilização de cimento já é de longa data, um bom aditivo para
melhorar as propriedades de solos. Esta dissertação apresenta os estudos de um
solo saprolítico de rocha vulcânica, melhorado com cimento, localizado na cidade de
Silveira Martins-RS, para sua aplicação como camada de base em rodovias de baixo
volume de tráfego, valendo-se dos conceitos da Mecânica dos Pavimentos Nesta
pesquisa foram realizados, entre outros, ensaios de caracterização, classificação do
solo, determinação do Índice de Suporte Califórnia (ISC), Resistência à Compressão
Simples (RCS), Resistência à Compressão Diametral (RCD) e ensaios triaxiais de
cargas repetidas para determinação do Módulo de Resiliência (MR). Com os
resultados dos ensaios citados realizou-se a análise mecanicista, através do
programa SisPav, a fim de investigar o potencial emprego do solo melhorado com
cimento em substituição a um material convencional. Os resultados demonstram que
a utilização do solo estudado atende as especificações normativas e apresenta
grande potencialidade para utilização como base de pavimento em rodovias com
baixo volume de tráfego.