Conformidade da logística empresarial com as características de supply chain management: um estudo de duas indústrias de máquinas agrícolas automotrizes
Fecha
2007-08-28Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A crescente evolução tecnológica e as mudanças no ambiente competitivo fazem com que as organizações, na condição de organismos compostos por recursos materiais, financeiros e
humanos, precisem romper antigos paradigmas e alavancar o crescimento, adotando novas estratégias para gerenciamento de suas atividades em mercados voláteis. Entre essas
estratégias, encontra-se a Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos SCM), como uma nova filosofia de gestão intra e interorganizacional. Para tanto, buscou-se
fundamentar conceitos, relacionados à logística e a SCM, enfatizando as características dos mesmos, buscando identificá-las no setor agroindustrial de máquinas automotrizes, com o intuito de otimizar os resultados ao longo da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, o presente estudo verificou a conformidade da logística de duas organizações manufatureiras de máquinas agrícolas, do Rio Grande do Sul, com as características da SCM, evidenciando o caráter integrador proporcionado pelo aumento da competitividade, analisando as diferentes operações logísticas efetuadas pelas empresas, bem como as características da logística e da
SCM das organizações. A pesquisa exploratória teve, como instrumentos de coleta de dados, questionários, entrevistas semi-estruturadas e observações in loco. A interpretação dos dados deu-se por meio da análise descritiva, sendo que foi adaptado o modelo de SCM, subdividindo as questões da pesquisa em cinco subgrupos - materiais, rede de fornecedores e distribuidores, integração entre as diversas áreas da empresa, rede de informação e conhecimento e consumidores finais. Como resultado deste estudo, foi possível verificar que a Agco, empresa multinacional, líder de mercado no segmento, possui grau de conformidade maior com as características da SCM que a Agrale, empresa pertencente a um grupo familiar, possuindo, esta, uma participação de mercado menos expressiva. Percebeu-se, ainda, que
quanto menor o volume de produção mais próxima a empresa está do grupo de consumidores, e quanto maior o volume de produção mais próxima a empresa encontra-se da otimização no grupo de informação e conhecimento.