Mediação pedagógica do conteúdo do material didático: um estudo de caso na equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Santa Maria
Abstract
Neste artigo, são discutidos alguns aspectos relevantes na modalidade de ensino a distância, com foco no papel do professor, na produção de material didático para EaD e na mediação pedagógica do processo de ensino e aprendizagem em um curso a distância. As reflexões em torno desses aspectos levam em consideração as particularidades de um curso a distância em relação ao ensino presencial. Apresenta-se também um relato de caso, a partir de observações realizadas no contexto de trabalho da Equipe Multidisciplinar da Coordenação de Educação a Distância da UFSM. Essa equipe atua nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Educacional, Recursos Educacionais e Atividades a Distância, bem como na capacitação de recursos humanos para operar na modalidade a distância. Atualmente, para o desenvolvimento de material didático em EaD, é imperativo o trabalho de equipes multidisciplinares formadas por profissionais com competências diversas, atuando conjuntamente.