Turismo e os meios de comunicação: a divulgação do turismo rural do município de São José dos Ausentes/RS
Fecha
2005-04-29Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Na atualidade, a agitação das grandes cidades, com pessoas cada vez mais estressadas, e a busca por alternativas de renda no campo convergem para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo rural. Este tipo de turismo permite a interação do homem e o meio ambiente nas pequenas e médias propriedades rurais pelo mundo. Neste trabalho, apresentamos uma análise da utilização dos meios de comunicação na divulgação do turismo rural. Como cenário empírico focamos o município de São José dos Ausentes, localizado no extremo nordeste do Rio Grande do Sul. Para alcançarmos este objetivo, optamos por uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma entrevista pessoal com o secretário de turismo do município e da aplicação de um questionário aos turistas e empreendedores rurais. A partir dessas ferramentas foi possível observar a importância dos meios de comunicação para a divulgação do turismo rural, e a influência, também, do boca-a-boca, ou seja, da informação trocada por amigos. Esses meios contribuem para a fixação da imagem de um local, no entanto não bastam para mantermos a atratividade de um destino. O trabalho de fixação e de manutenção da imagem do destino turístico deve ser continuo e sério, respeitando a natureza, que é o bem maior, para que o turista acredite na idoneidade dos empreendedores turísticos, volte sempre e recomende o local para seus amigos.