O ofício do editor no mercado editorial atual do Rio Grande do Sul
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral saber de que forma o profissional de edição insere-se no mercado editorial do Rio Grande do Sul. Dois fatores levaram à escolha deste tema, a escassez de pesquisas direcionadas a esta área e a motivação pessoal da pesquisadora em conhecer mais sobre o mercado da edição de livros. Constitui-se em uma investigação de caráter exploratório, que se divide em pesquisa bibliográfica a respeito do perfil profissional do editor e no levantamento de dados realizado a fim de se traçar um panorama do mercado editorial gaúcho e o papel do editor no mesmo. Para dar conta da questão norteadora, a pesquisa retratou o trabalho do editor ao longo da história e as funções que desempenha neste setor; revelou um mercado editorial sul-rio-grandense de grande e pequenas editoras, com distintas características; e concluiu que este mercado, que está aberto a receber os graduados no curso de produção editorial, valoriza profissionais com capacidade para trabalharem com diferentes mídias, que tenham amor pela leitura e por aquilo que fazem e, que possuam habilidades para contribuir com as diferentes etapas do processo de produção do livro.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Possibilidades para o produtor editorial na educação: estudo de caso da Edumix - Editora Aberta
Scremin, Raquel (2015-12-17)A educomunicação vai além do uso das tecnologias e não se resume na educação ou na comunicação e sim na relação entre ambas e busca a transformação social. Neste contexto o editor pode se apropriar da educomunicação para ... -
50 Tons de um best-seller: a trajetória de 50 Tons de Cinza como um fenômeno editorial
Marques, Laura Simon (2019)Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção investigar o fenômeno editorial que foi a série de livros “50 Tons de Cinza”, antes fanfictions da saga Crepúsculo, escritos pela britânica E.L James desde seu ano de ... -
Mercadoria e significações: práticas das editoras independentes no Brasil
Bitencourt, João Vitor da Silva (2022-10-31)O presente trabalho disserta sobre o mercado editorial independente no Brasil e as significações atreladas ao independente por seus publicadores, inseridos no contexto de crise do mercado editorial, bem como da pandemia ...