O ofício do editor no mercado editorial atual do Rio Grande do Sul
Resumen
Este trabalho tem como objetivo geral saber de que forma o profissional de edição insere-se no mercado editorial do Rio Grande do Sul. Dois fatores levaram à escolha deste tema, a escassez de pesquisas direcionadas a esta área e a motivação pessoal da pesquisadora em conhecer mais sobre o mercado da edição de livros. Constitui-se em uma investigação de caráter exploratório, que se divide em pesquisa bibliográfica a respeito do perfil profissional do editor e no levantamento de dados realizado a fim de se traçar um panorama do mercado editorial gaúcho e o papel do editor no mesmo. Para dar conta da questão norteadora, a pesquisa retratou o trabalho do editor ao longo da história e as funções que desempenha neste setor; revelou um mercado editorial sul-rio-grandense de grande e pequenas editoras, com distintas características; e concluiu que este mercado, que está aberto a receber os graduados no curso de produção editorial, valoriza profissionais com capacidade para trabalharem com diferentes mídias, que tenham amor pela leitura e por aquilo que fazem e, que possuam habilidades para contribuir com as diferentes etapas do processo de produção do livro.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Possibilidades para o produtor editorial na educação: estudo de caso da Edumix - Editora Aberta
Scremin, Raquel (2015-12-17)A educomunicação vai além do uso das tecnologias e não se resume na educação ou na comunicação e sim na relação entre ambas e busca a transformação social. Neste contexto o editor pode se apropriar da educomunicação para ... -
50 Tons de um best-seller: a trajetória de 50 Tons de Cinza como um fenômeno editorial
Marques, Laura Simon (2019)Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção investigar o fenômeno editorial que foi a série de livros “50 Tons de Cinza”, antes fanfictions da saga Crepúsculo, escritos pela britânica E.L James desde seu ano de ... -
Mercadoria e significações: práticas das editoras independentes no Brasil
Bitencourt, João Vitor da Silva (2022-10-31)O presente trabalho disserta sobre o mercado editorial independente no Brasil e as significações atreladas ao independente por seus publicadores, inseridos no contexto de crise do mercado editorial, bem como da pandemia ...