Atlas eletrônico e socioeconômico sob a perspectiva da cartografia escolar no município de Restinga Sêca, RS
Fecha
2008-03-04Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
No ensino da Geografia, a Cartografia Escolar é de fundamental importância, pois o aluno, quando alfabetizado
cartograficamente, tem a capacidade de interpretar mapas, imagens e outras representações geográficas. Desse
modo, os materiais didáticos previstos pelas concepções pedagógicas são elaborados em meio analógico,
eletrônico e digital para subsidiar a compreensão do espaço local. Os Atlas Eletrônicos Municipais vêm com
uma proposta inovadora, pois motivam e convidam os discentes e docentes à prática de relacionar as
representações espaciais e, também, oportunizam o estudo do espaço vivido, ora construindo-o, ora
desconstruindo-o através da observação dos elementos socioambientais, fazendo com que o aluno desperte maior
interesse pelo estudo do espaço geográfico. Dentro deste preâmbulo, a presente pesquisa tem como finalidade
precípua abordar a importância do estudo do espaço local na perspectiva da cartografia escolar, neste caso o
município de Restinga Sêca, RS, através da elaboração deste Atlas. O Atlas proposto, em sua concepção, possui
interação parcial com o usuário e apresenta recursos de multimídia com textos, imagens e animações. Permite ao
aluno ou usuário a manipulação de um conjunto de mapas, com a possibilidade de selecionar o tema ou os temas
socioeconômicos que deseja visualizar, podendo combinar temas pré-definidos e configurar um mapa. Este
estudo estruturou-se a partir de uma abordagem municipal e considerou-se toda área do Município e, em
específico a área urbana, selecionou-se doze grupos de variáveis socioeconômicas para a elaboração dos mapas
temáticos urbanos. Em ambas abordagens, considerou-se como unidade espacial o setor censitário.
Metodologicamente, seguiu-se a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para a definição das
variáveis conforme o Censo Demográfico 2000. Desta maneira, um recurso para verificar se o mapa está
cumprindo sua função de comunicador é a elaboração e aplicação de testes com os usuários para verificar a
aceitabilidade dele, a fim de validá-lo como mapa pertencente ao Atlas Eletrônico. O teste piloto destes mapas
consiste de muitos testes de mapas isolados ou em conjuntos com o intuito de tornar legítimos os mapas que
compõem o Atlas Eletrônico e Socioeconômico de Restinga Sêca e verificar a facilidade de aprendizagem. O
teste piloto deve ser aplicado como um teste ao público alvo: o detentor e o usuário deste Atlas. Neste sentido,
selecionou-se a 5ª série do Ensino Fundamental, devido a ser o estágio em que a criança inicia o estudo da
cartografia e estuda o município de Restinga Sêca. Como resultados, observou-se que os índices de acertos dos
alunos foram acima de 60% praticamente em todos os módulos. Em alguns casos, o índice de acertos dos alunos
foi baixo, e os mapas foram retrabalhados e adaptados para uma melhor compreensão, facilitando o aprendizado.
Muitos mapas atenderam ao objetivo e não foram necessárias grandes alterações para a sua utilização. Diante dos
resultados, considerou-se o Atlas um material didático e um recurso de aprendizagem em meio digital propício
para a utilização no ambiente escolar para o estudo do Município.