O uso de sensoriamento remoto como recurso pedagógico para o estudo de geometria plana e espacial alavancada pela metodologia webquest
Fecha
2012-12-12Metadatos
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O presente trabalho tem como embasamento a educação matemática,
conjugada às tecnologias de informação e às geotecnologias. Utilizou-se como
metodologia a aplicação de uma WebQuest intitulada As formas da Cidade de
Santa Maria/RS , elaborada e implementada pela pesquisadora para verificar a
contribuição do sensoriamento remoto como recurso pedagógico no ensino da
matemática, especificamente dos conteúdos de geometria plana e espacial,
propostos no programa do ensino fundamental. Aborda uma experiência pedagógica
dentro desta concepção desenvolvida com duas turmas, 4º e 8º anos do ensino
fundamental da rede pública municipal. Tendo em vista o objetivo deste estudo
optou-se por realizar uma pesquisa-ação. Com isso, foram consideradas as
particularidades desta modalidade de investigação, seguindo os parâmetros de uma
pesquisa qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de observação participativa,
entrevista individual semiestruturada com a professora regente da turma do 4º ano,
questionário com perguntas abertas, direcionadas aos alunos do 8º ano e análise
documental da produção dos alunos. A atividade foi considerada inovadora e
interessante pelos atores envolvidos, quais sejam professores e alunos, atraindo a
atenção para a pesquisa e a realização das tarefas, bem como possibilitando a
construção de conhecimentos multidisciplinares de forma agradável e prazerosa.