Contribuições para a gestão dos mestrados profissionais: identificação das boas práticas
Resumo
Nas universidades, hoje, os cargos administrativos como chefias de departamento, coordenações de curso, direção de centro, são ocupados por professores (docentes). Estes profissionais atuam administrativamente em suas áreas de formação e devem desempenhar esse papel de forma a satisfazer os interesses do curso. Esse estudo tem por objetivo, propor uma cartilha de gestão a cursos de mestrados profissionais no Brasil, apresentando uma visão mais efetiva sobre as formas de atuação dos cursos. O estudo está centrado na avaliação do triênio 2010-2012, resultado 2013, da CAPES, onde foi definida a amostra de 17 cursos, em 9 áreas de avaliação diferentes, contemplando instituições particulares e privadas. Para atender os objetivos específicos, foi realizada a descrição dessas áreas, assim como de cada curso, contemplando os dados quantitativos, de docentes, trabalhos concluídos, produção intelectual, e demais dados, ainda descrito os principais itens do relatório da proposta de cada um desses cursos. A partir daí, feita análise dos documentos de área, e dos relatórios de avaliação, elencar as práticas mais citadas pelos cursos que subiram de conceito. Listando as principais práticas, e verificando o que é descrito pela maioria dos cursos em seus relatórios. Como resultado, lista-se algumas ações a serem observadas, como o preenchimento correto da proposta, até descrição e foco de projetos de pesquisa, ainda a busca de convênios de cooperação. Por fim, nota-se que subirá de conceito, o curso que se destacar em relação aos seus pares, e realizar atividades de forma a otimizar a formação de seu aluno e aprimorar o seu rol de publicações.