A formação continuada de professores e a qualificação da gestão escolar
Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da formação continuada relacionada com a escola como ponto de partida na estruturação de um ensino de qualidade, pautado na participação, em que gestão escolar e professores são o instrumento fundamental nesse processo, onde o objeto de pesquisa é uma escola da zona rural da rede de ensino municipal de Novo Barreiro (RS). A metodologia caracterizou-se como qualitativa do tipo estudo de caso, em que se utilizou um questionário com a direção escolar, coordenação pedagógica e docentes da escola. As considerações realizadas através dessa pesquisa, apontam a importância do diálogo entre a direção escolar e os docentes na organização e planejamento das formação continuada oferecidas pela escola, observando a relação com os temas geradores escolhidos pela escola, para que as mesmas venham ao encontro das necessidades dos educandos e também dos docentes para suprir as dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas. A formação continuada dos professores apresenta-se como um dos meios de atualização dos docentes, pois os mesmos devem estar em constante aperfeiçoamento e busca de novos conhecimentos. O conhecimento é inacabado, e o professor torna-se um eterno
aprendiz. Destaca-se ainda, a participação das formação continuada dos professores, onde os mesmos devem estar abertos a novos conhecimentos, informações e buscar a troca de saberes, o que irá refletir significativamente em suas práticas pedagógicas e seu desenvolvimento profissional.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]