Propósitos educacionais no meio on-line: o caso dos cursos de inglês gratuitos
Resumo
Uma rápida busca na Internet permite encontrar um número expressivo de cursos gratuitos de inglês, representativos não só das possibilidades que esse novo meio oferece mas, também, da importância que a referida língua assumiu,
principalmente devido ao domínio cultural e econômico dos países a ela relacionados. Assim, por meio desse trabalho, busquei investigar em que medida esses cursos conseguem viabilizar propósitos educacionais via meio on-line e identificar quais são as abordagens de ensino implícitas no corpus encontrado. Ainda, tendo como ponto de partida a natureza cultural e social da aprendizagem (Vygotsky, 1934: 117-131) e, que as negociações envolvendo troca de informações na interação auxiliam na aquisição da língua estrangeira, procuro
verificar a natureza da interação entre professor, aluno e conteúdo, articulada pelos cursos. O instrumento utilizado na pesquisa foi o Roteiro para avaliação de cursos on-line de idiomas , proposto por Freire et al (2003: 245-276). Ele é
dividido em sete áreas, passíveis de serem encontradas em uma interface, que se constituíram nas categorias de análise desse estudo, a saber: contextual, técnica, instrucional, interativa, afetiva, avaliativa e operacional. Os resultados evidenciam que grande parte dos cursos tem concepções behavioristas sobre o que é ensinar e aprender uma língua estrangeira, que são implementadas por meio do método da
tradução e gramática. Em geral, as propostas que buscam fugir desse modelo não conseguem organizar-se em termos de atividades oferecidas aos alunos. No que se relaciona ao tipo de interação oferecida, ela é apenas rudimentar ou, na
classificação de Primo (2003: 1-16), uma interação do tipo reativa. Sendo assim, grande parte dos cursos de inglês on-line analisados se constituem como repositórios e/ou transmissores virtuais de informação, corroborando a afirmação
de Mason (1998), ao dizer que o modelo mais comum de cursos é o apoiado no conteúdo e, no qual se percebe a migração do conteúdo antes existente na forma presencial para a Internet, com conteúdos estáticos, estruturados em páginas na Rede e baixo nível de interação. Entretanto, cabe salientar, cada curso analisado investe-se de valor por representar um ensaio de como ensinar nesse novo meio,
passível de ser aperfeiçoado e, principalmente, uma forma alternativa de socializar informações.