Navegação por orientadores "Damilano, José Luiz Padilha"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Pessoas com déficit cognitivo e o mercado de trabalho
(2007-12-01)Esta pesquisa busca observar como as pessoas com déficit cógnito percebem suas condições no processo de entrada no mercado de trabalho. O processo histórico de segregação pelo qual as pessoas com deficiência enfrentam ... -
Novos desafios a uma sociedade inclusiva
(2005-06-14)Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ... -
Estudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiais
(2007-11)Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova ... -
Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
(2010-12-13)Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular, sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a ... -
Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos
(2010-12-14)Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados ... -
A aprendizagem da criança com Síndrome de Down na educação infantil
(2009-06-30)O presente trabalho visa construir uma pesquisa direcionada para o contexto escolar de Educação Infantil referente à criança com Síndrome de Down. Buscar-se-á também um conhecimento sobre a Síndrome, através da investigação ... -
As concepções sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grande
(2007-10)O presente trabalho teve como objetivo identificar e compreender as concepções dos professores e alunos do ensino regular, bem como, de pais de pessoas com necessidades educacionais especiais, do Município Pinhal Grande, ... -
O panorama da educação escolar dos deficientes visuais em Santa Maria
(2005)Com este estudo, busca-se traçar um panorama da educação de deficientes visuais, tendo como objetivo investigar se os alunos deficientes visuais recebem um atendimento adequado nas escolas de educação básica em Santa ... -
Avaliação da aprendizagem
(2005-03-29)A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o ... -
Afeto e autoestima: fatores primordiais para a aprendizagem de pessoas com necessidades eduacionais especiais
(2007-12-01)Ao enfatizar a importância do afeto e da auto-estima, o artigo pretende dimensionar o significado para a pessoa com necessidades especiais de ser amada, valorizada e respeitada. Através da análise das opiniões de educadores ... -
A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos professores que atuam nesta área empregarem o lúdico ... -
Inclusão: um olhar reflexivo
(2005-03-15)Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta ... -
Inclusão: o amor e a emoção na arte do ensinar e do aprender com crianças com deficiências
(2010-12-14)Pretende-se com este artigo monográfico discutir o processo de inclusão através do tema Inclusão: O amor e a emoção na arte de ensinar e de aprender com crianças com deficiências, a partir da perspectiva afetiva, em um ... -
Déficit cognitivo: a escola diante da diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela política de inclusão
(2010-12-14)Este artigo monográfico tem como foco a inclusão socioeducacional do aluno com déficit cognitivo, na rede regular de ensino. Para tanto se utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos ... -
A escola como espaço inclusivo
(2004-12-20)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ...