Navegação por orientadores "Santarosa, Maria Cecília Pereira"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem na matemática: um olhar de professores do Rio Grande do Sul a partir de uma oficina pedagógica
(2022-02-18)A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar como se desenvolve a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de conteúdos de Matemática com professores de diferentes ... -
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
(2016-05-21)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de objetos presentes no cotidiano e construção de materiais, no ensino de Geometria Espacial, para uma possível aprendizagem significativa. ... -
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
Investigação das relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica /UFSM - RS
(2022-01-28)A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Santa ... -
Introdução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa crítica
(2019-01-10)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no contexto da produção do fumo, em uma turma ... -
Aprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDP
(2024-03-18)Esta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em ... -
Formação continuada de professores de ciências e de matemática no contexto da modelagem na perspectiva epistemológica de Stephen Toulmin
(2021-06-02)A modelagem pode consistir em uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a matemática. Partindo desta ... -
Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas
(2019-02-26)Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar e aprimorar o processo de ensino e ... -
Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
(2016-12-07)Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se ... -
Elementos indicadores da criticidade no ensino de matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado descreve o caminho delineado para elaborar uma proposta de investigação que envolve a formação inicial e continuada de professores de Matemática que participam do Programa Residência Pedagógica ... -
Esquemas em ação para aprendizagem significativa da grandeza volume: implicações para a formação inicial de professores
(2018-08-30)Esta pesquisa investigou os esquemas em ação referentes à Grandeza Volume, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, por meio da elaboração e aplicação de testes, cujas situações-problema propostas ... -
A dinâmica do processo de ensino e aprendizagem de cálculo I: uma investigação no curso de licenciatura em física da UFSM
(2019-02-25)No ensino superior, assim como no ensino básico, a Matemática é separada da Física em disciplinas, pois não se costuma pensar em uma abordagem integradora ao se estruturar um currículo. Esta fragmentação na formação inicial ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
(2017-08-31)A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em aplicações de fórmulas e com pouca ... -
Educação financeira: aplicação de conhecimentos matemáticos para a resolução de situações-problemas
(2015-12-19)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo baseada na investigação matemática em sala de aula, realizada acerca do conteúdo de Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica. O objetivo ... -
Significados externalizados por alunos da EJA frente à resolução de questões sobre o tema educação financeira
(2020-12-08)A presente Dissertação tem por objetivo investigar evidências de aprendizagem significativa crítica no processo de resolução de atividades propostas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), envolvendo o tema ... -
Explorando as propriedades geométricas no ensino dos números complexos
(2016-05-14)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de ensino de Números Complexos explorando as suas propriedades geométricas e o uso de coordenadas polares com base na forma trigonométrica deste conjunto. Nas ... -
Análise das concepções de professores de matemática em formação inicial sobre o ensino e a aprendizagem significativa do conceito de número racional
(2023-04-17)As concepções que os professores de Matemática apresentam em relação aos processos de ensino e aprendizagem são norteadoras de sua prática pedagógica, sendo a formação inicial um contexto em que elas se constituem. Sendo ... -
Resgatando os conhecimentos prévios da geometria plana para a aprendizagem significativa da geometria espacial
(2016-05-21)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de material concreto e a visualização no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no 3º Ano do Ensino Médio Politécnico. ... -
Avaliação da aprendizagem: análise de concepções de futuros professores de Matemática na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
(2019-12-17)Considerando que o tema Avaliação da Aprendizagem Significativa é pouco explorado no processo de formação docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) propôs-se a investigar ...