Tecnologias digitais emergentes na educação superior: contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos
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Data
2021-04-09Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
De Conto, Janete Maria
Terceiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Quarto membro da banca
Nogueira, Vanessa dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces (LP2)”. Apresenta um estudo acerca das potencialidades das tecnologias digitais para mediar as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Superior nos contextos emergentes. Tem como objetivo geral: compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Itaqui/RS, considerando a emergência das tecnologias. Como objetivos específicos: a) compreender as políticas públicas no que concerne ao incentivo à integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas no Ensino Superior; b) identificar o contexto e tecnologias digitais emergentes desenvolvidas na contemporaneidade; c) evidenciar as potencialidades das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Superior, a partir das reflexões dos docentes da UNIPAMPA – Campus Itaqui/RS. O percurso metodológico foi orientado pelos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos Híbridos, que emergiram dos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos (HENZ; FREITAS, 2015; FREITAS, 2020) e dos Círculos Dialógicos Virtuais (KAUFMAN, 2015). Nessa nova proposta metodológico-epistemológica, foram realizadas interlocuções presenciais e por meio das tecnologias, sendo uma possibilidade de realizar a intervenção da pesquisa em novos espaços, mais dinâmicos e flexíveis. Desenvolveu-se um espaço formativo denominado “Praticom: práticas pedagógicas dialógico-problematizadoras integradas às tecnologias”, que foi oportunizado aos professores da UNIPAMPA – Campus Itaqui/RS, de modo presencial e virtual pela plataforma Moodle UNIPAMPA. Realizaram-se pesquisa on-line (FLICK, 2013) e pesquisa-auto(trans)formação (FREITAS, 2020), constituindo-se em processos auto(trans)formativos híbridos. Como postura pedagógica, assumiu-se a Educação Dialógico-Problematizadora (EDP), na perspectiva freireana, mediada pelas tecnologias digitais. Constataram-se que os professores se sentiram motivados e interessados a explorar as potencialidades das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Concluíram-se que as políticas públicas podem impactar na educação por meio da garantia da oferta da infraestrutura tecnológica e de recursos. O contexto da cibercultura foi identificado como emergente na contemporaneidade e foram levantadas as tecnologias digitais emergentes na UNIPAMPA – Campus Itaqui/RS. Defende-se a Tese de que as tecnologias digitais emergentes na Educação Superior constituem-se potencializadoras de processos auto(trans)formativos e implicam em práticas inovadoras, dialógico-problematizadoras, críticas e criativas na perspectiva da fluência tecnológica digital e pedagógica. A partir das reflexões docentes da UNIPAMPA – Campus Itaqui/RS acerca da experiência vivenciada na formação “Praticom”, compreenderam-se que os percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos provocaram motivação para (re)inventar e inovar a Educação Superior por meio das tecnologias digitais emergentes.
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