Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 101-120 of 856
-
Cidadania: o papel da disciplina de história na construção de cidadãos plenos a partir de um olhar histórico reflexivo
(2010-04-09)A proposta do presente trabalho é pesquisar sobre a constituição do conceito de cidadania, partindo do ideal grego, discorrendo sobre sua transformação ao longo da história. Para tal, encontrou-se subsídios nas configurações ... -
Ciências humanas: uma reflexão sobre abordagem cultural no PNAIC e suas implicações no currículo escolar
(2019-07-31)Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa LP2, denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como ... -
Cinegrafias de professoras: formação, autonomia e imaginário social
(2021-01-08)Esta dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O cinema e a história de vida: representações de um estudante com altas habilidades/superdotação acerca da identidade resiliente
(2016-07-26)Esse estudo teve como foco de investigação a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) utilizando, para tanto, como subsídios metodológicos a Fotografia e o Cinema, com seus recursos de imagem e de narrativas ... -
Cinema e educação: os professores, seus imaginários e suas relações com o audiovisual
(2015-06-12)Esta pesquisa intitulada Cinema e educação: os professores, seus imaginários e suas relações com o audiovisual está inserida na linha de pesquisa LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de ... -
Circunstâncias de aprendizagem no ensino da arte: o universo Stranger Things invade a escola
(2023-09-28)Esta investigação, realizada a partir das discussões no grupo de Pesquisa Mirarte, do Programa de Pós graduação em Educação, linha de Pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria, intenciona movimentar ... -
Círculos de contação de histórias infantis e os processos de auto/(trans)formação permanente das educadoras no ser/fazer pedagógico
(2014-07-22)Este relatório de pesquisa resulta em uma dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvido na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Têm-se como objetivo investigar quais as repercussões dos círculos ... -
Classe hospitalar: acessibilidade na estrutura e organização para o atendimento do público-alvo da educação especial
(2016-07-18)Esta pesquisa vinculou-se à Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível ... -
Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
(2016-10-27)A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer os fatores que contribuem para a permanência das classes especiais, em um atual contexto de políticas de inclusão escolar. Pretendeu-se conhecer também as características ... -
Clínica saúde e educação: estratégias de cuidado com usuários de drogas
(2017-12-19)Este trabalho tem como proposta apresentar alguns atravessamentos educacionais a partir de questões clínicas no âmbito do cuidado junto a usuários de álcool e outras drogas. Através de uma perspectiva clínica, pacientes, ... -
Clube União Beneficente: o protagonismo pedagógico de um clube social negro no município de São Vicente do Sul/RS
(2013-04-05)Essa pesquisa teve por objetivo compreender o papel que um clube social negro existente no município de São Vicente do Sul/ RS exerceu no processo cultural e identitário de um grupo de pessoas que usufruíram deste lugar-comum. ... -
Como entendemos a matemática ensinada nos anos inciais? Com a palavra os licenciandos em matemática
(2015-08-28)O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo principal investigar o ... -
Como o professor médico percebe a sua formação ao longo da trajetória: em busca das marcas constituintes do processo de formação docente
(2006-03-27)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Seu objetivo é acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, em relação ... -
Comprometimento políticos dos professores: resgate e busca nas tramas das práticas escolares
(2012-03-30)A presente dissertação teve como intuito investigar o nível de politização dos professores e se este condiciona o comprometimento político destes trabalhadores frente ao contexto educacional da rede pública estadual de ... -
O compromisso pedagógico com a formação da opinião pública crítica
(2005-05-12)O presente trabalho busca compreender o sentido do conceito de opinião pública na educação e averiguar de que modo a proposta de esfera pública de Habermas pode contribuir na produção da democracia educacional. O estudo ... -
A comunicação casa escola no contexto da inclusão de pessoas com TEA
(2016-03-22)O trabalho investiga como ocorre a comunicação entre escola e família no contexto do TEA. Desta forma apresenta uma breve revisão de literatura sobre a inclusão educacional escolar, com destaque para os aspectos históricos, ... -
Comunidade surda da fronteira, experiência compartida
(2016-07-15)No Campo dos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos, este trabalho de dissertação toma o sujeito surdo na condição da diferença linguística, tendo como referência de relação com o mundo, com os outros e consigo ... -
“Comunidades de investigação”: memórias dos sujeitos educativos sobre as vivências das aulas de filosofia para crianças.
(2008-05-26)Estruturada em quatro capítulos, a partir de observações em torno do interesse das crianças pelas aulas de Filosofia, nesta pesquisa Comunidades de Investigação : Memórias dos Sujeitos Educativos sobre as vivências das ... -
O conceito de emancipação: um diálogo entre a teoria crítica de adorno e as pedagogias críticas no Brasil
(2016-08-19)A presente dissertação de mestrado problematiza o conceito de emancipação e ocupa-se com a sua apropriação pelas pedagogias críticas no cenário nacional brasileiro. Teve como objetivo construir bases sólidas para uma efetiva ... -
As concepções da formação profissional da licenciatura em educação física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas
(2007-04-27)Este epítome refere-se à investigação inserida na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM). O objetivo foi compreender as concepções da formação de professores da nova Licenciatura ...