Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 258-277 of 856
-
Educação popular no Brasil: forças que concorreram para a emergência da escola nacional
(2017-07-21)Este estudo dedica-se a investigar como se estabeleceu a construção do conceito de popular, em termos de educação para o povo, a cada período da história brasileira. Utilizando-se do que Foucault nomeou de Genealogia, ... -
Efeitos de sentidos sobre o trabalho dos professores de língua materna: uma abordagem sobre a produção do discurso pedagógico
(2011-02-21)A presente dissertação de Mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, propõe-se - a partir da análise ... -
Elaboração e validação de um plano de avaliação para alunos com autismo
(2018-08-14)O processo de avaliação de alunos com autismo, desde 2008, representa um desafio para os professores de educação especial. Na esfera do Atendimento Educacional Especializado (AEE) esse fato também é evidente e simboliza ... -
Os elementos da organização da ação pedagógica na educação infantil: a criança na atividade docente
(2012-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2). O ... -
Em cena: a constituição do professor do atendimento educacional especializado
(2013-07-17)Este estudo tem como objetivo problematizar como as produções discursivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) vêm produzindo modos de ser professor de Educação Especial na educação inclusiva e quais são os efeitos ... -
A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre comunidade e escola de surdos
(2011-03-25)A visibilidade adquirida pela escola de surdos, com a renitência de discursos que tomam a surdez como diferença linguística e cultural, gera um cenário de permanente convergência entre comunidade e escola de surdos. Isso ... -
As emoções no sentir, no pensar e no agir dialogando com Humberto Maturana na formação de professores de fisioterapia
(2015-08-18)Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertaçãopara Defesa de Mestrado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), têm como objetivo contribuir com subsídios teóricos e ... -
O emprego da informática na trajetória acadêmica dos alunos de licenciatura do Centro de Educação da UFSM
(2004-03-12)A presente investigação versa sobre a utilização da informática durante a trajetória acadêmica dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Educação Especial e Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Encontros de orientação coletiva - Pasearse por agenciamentos coletivos e produções de pesquisa a n-1
(2020-11-17)Esta investigação propõe pensar a noção de Pasearse junto à materialidade da pesquisa, que são as dissertações, teses e trabalhos de pós-doutoramento produzidos nos últimos onze anos (2009–2020) nos Encontros de Orientação ... -
Encontros e encantos: o futuro pedagogo e a formação do conceito de artes visuais
(2002)A presente pesquisa, cujo título se apresenta como: Encontros e Encantos: O Futuro Pedagogo e a Formação do Conceito de Artes Visuais situa-se na linha de pesquisa de formação de professores e busca desvendar como se dá ... -
Encontros e esperas de uma professora em percurso
(2013-03-14)Esta investigação acontece junto aos percursos de uma pesquisadora que, em encontros com o mundo, experimenta intensidades que movimentam seus lugares enquanto professora. Para tanto, são vivenciadas ações que não desembocam, ... -
O enfoque por competências no discurso sobre o ensino médio brasileiro: um exercício de problematização
(2014-03-17)Os propósitos desta pesquisa foram problematizar como o enfoque por competências no Ensino Médio brasileiro é posto em discurso; analisar as condições de possibilidade que propiciaram a emergência do mesmo e visualizar ... -
Ensinando e aprendendo com projetos temáticos: um desafio para a formação permanente de educadores da educação de jovens e adultos
(2015-08-31)Esta Dissertação de Mestrado buscou analisar com os educadores, na formação permanente, os desafios de integrar as leituras de mundo dos jovens e adultos nos trabalhos com projetos temáticos, tornando as relações eu-tu ... -
Ensino da filosofia na escola de nível médio: uma análise discursiva das políticas curriculares e dos textos acadêmicos
(2018-07-09)Questões da ordem da identidade e das finalidades do ensino da filosofia, a serem estabelecidas pelo discurso, constituem lutas por sentidos e significados a se estabelecerem como modos verdadeiros a serem seguidos. Dessa ... -
O ensino da tecelagem manual sob a ótica sócio-cultural, um estudo desenvolvido com mulheres presidiárias como alternativa para inclusão social.
(2006-06-09)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM/SM/RS e teve como foco o ensino da Tecelagem manual com mulheres detentas do ... -
Ensino de artes visuais e o currículo no ensino médio: um estudo em Santa Maria/RS
(2006-03-29)Este estudo se insere na linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/CE/UFSM. A referente pesquisa buscou contribuir com o debate atual sobre o currículo de Artes Visuais nas escolas de Ensino Médio. Dessa forma, utilizou-se ... -
Ensino de filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID.Filosofia da UFSM
(2014-03-13)A questão relativa ao ensino de filosofia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aparece nos últimos anos como umas das preocupações dos professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Esta ... -
Ensino de filosofia: problematizando práticas no ensino médio
(2010-08-27)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Insere-se, ... -
O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos em uma escola estadual de Santa Maria
(2010-11-29)Esta dissertação investiga a importância atribuída à Língua Portuguesa na vida de estudantes e do professor da última etapa do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública estadual, no ... -
O ensino de matemática na EJA em escolas municipais de Santa Maria
(2008-05-08)Este estudo, de natureza qualitativa, descreve uma pesquisa desenvolvida, entre março e dezembro de 2007, em escolas públicas com o objetivo de realizar a caracterização geral das propostas curriculares de Matemática no ...