Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 114-133 of 185
-
Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio e a integração das tecnologias de informação e comunicação
(2015-07-14)Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio PNFEM. ... -
Padrões de competência em TIC para professores
(2021)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade ... -
Pensamento computacional integrado à matemática: uma proposta de atividades de estudo para o 6º ano do ensino fundamental II
(2021-05-11)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para ... -
Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas
(2017-10-20)A presente dissertação intitulada “PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS” foi realizada na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais ... -
Plataforma Arduino: uma alternativa para potencializar a aprendizagem de programação de computadores
(2020-03-06)O crescente avanço das tecnologias tem contemplado diversos públicos no dia a dia, proporcionando maior eficiência na realização de atividades profissionais, de entretenimento e educação. Em um contexto educacional mais ... -
Um portfólio de ferramentas digitais para o ensino de língua estrangeira baseado nas experiências do ensino remoto durante a pandemia/ Covid-19
(2022-10-27)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visou ... -
Possibilidades do Google Workspace for Education no ensino de arte
(2022-12-07)O presente estudo, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, traz, como temática ... -
Um possível palco trágico para a educação: elementos e categorias Apolíneo-Dionisíacos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2017-08-18)A partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER – mestrado), em sua linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, na área de ... -
Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS
(2018-08-21)A presente pesquisa busca compreender quais as potencialidades do uso da ferramenta Google Maps para o ensino de geografia em uma escola do campo? Para isso, tem-se como objetivo geral avaliar as potencialidades do uso ... -
Potencialidades do uso de aplicativos móveis no compartilhamento de estratégias contemplando à atuação profissional docente
(2020-08-26)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas Capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)A presente dissertação analisa as potencialidades do uso do Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA) Moodle como ferramenta de apoio à gestão educacional no setor de bolsas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ... -
Práticas de multiletramentos no contexto escolar: investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de produção textual por meio de narrativas digitais
(2015-08-10)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada (MOTTA-ROTH, 2006, 2008, 2009, 2010; SILVA, 2012; SILVA, PILATI, DIAS, 2010; FUZER, 2012, 2014 entre outros) apontam lacunas no processo de ensino de produção textual no ... -
As práticas pedagógicas de ensino e a formação dos professores em tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Jóia/RS
(2023-12-18)Este trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas pedagógicas e a metodologiade ensino, além do processo formativo em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informaçãodos professores de uma escola pública ... -
Processo de acompanhamento de egressos do curso de atendimento educacional especializado
(2016-09-06)O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Gestão das Tecnologias Educacionais em Rede” do Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, tem por objetivo propor diretrizes para a construção de um processo de ... -
A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes
(2018-03-13)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Produção colaborativa de conteúdo mediada por ferramentas digitais no contexto de cursos técnicos de administração e contabilidade
(2023-04-27)Sabemos que não há nada de novo em falar sobre imersão das tecnologias digitais na educação. Se ainda temos a percepção de novidade é porque, na prática, não vemos muito essa imersão acontecer. Talvez, em algumas ... -
Produção de curtas metragens como recurso para educação inclusiva
(2017-06-28)A presente pesquisa intitulada “Produção de Curtas Metragens como Recurso para a Educação Inclusiva’’ desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na área de concentração Tecnologias ... -
Produção de material didático acessível para surdos no moodle
(2017-08-18)A inclusão de estudantes surdos no ensino superior é uma realidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com isso, a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) MOODLE pela instituição trouxe ... -
A produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didática
(2020-08-27)Este trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do PPGTer/UFSM, visa ... -
Produção de videoaula com base nos princípios de multimedia learning de Clark e Mayer: um relato de experiência
(2017-08-28)O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em rede e visa analisar e discutir as ...